Violinista de Osasco construiu carreira na Austrália e tocou com grandes nomes da música mundial

São Paulo 29/7/2020 – O que nunca faltou foi a minha determinação e o desejo ardente de realizar o sonho de me tornar violinista

Falta de recursos, abuso psicológico, e barreiras culturais foram só alguns dos desafios enfrentados por Anna Murakawa

O caminho para o sucesso e a realização profissional nunca são fáceis. Com certa frequência são divulgadas histórias de superação e de pessoas que enfrentaram muitas dificuldades para chegar onde estão. Quando a carreira está relacionada à música, é comum que esse caminho fique ainda mais complicado, mas os obstáculos nunca foram um grande problema para essa profissional.

Quem descobre sua vocação e maior paixão aos 13 anos? Foi assim para a brasileira Anna Murakawa, nascida no município de Osasco, na Grande São Paulo. Nesta idade ela entrou para o Projeto Guri e teve seu primeiro contato com o violino, instrumento que se tornou essencial em sua vida. Este projeto surgiu em 1995 com o objetivo de oferecer atividades no contraturno escolar para as crianças e adolescentes do estado de São Paulo e hoje é considerado o maior programa sociocultural brasileiro.

Anna foi uma dessas crianças, que estudava pela manhã e no período da tarde foi incentivada pela sua família a ingressar no Projeto Guri. Durante os primeiros dias de aula, a futura violinista teve seu primeiro contato com o violino, encantou-se e decidiu seguir carreira profissional. “A minha vida foi completamente transformada através desse projeto. A eles eu devo a minha eterna gratidão”, diz.

A paixão pela música erudita foi crescendo cada vez mais e, aos poucos, o talento de Anna foi se destacando. Aos 15 anos, a pequena violinista enfrentou seu primeiro grande desafio e teve que se esforçar para entrar em uma orquestra. “Era uma coisa que eu queria muito e que eu lutei muito para conseguir. Foi uma das primeiras vitórias que reafirmaram a minha fé. Eu tinha muito para aprender, mas entrei com a mentalidade que carrego até hoje: a gente sempre pode ser melhor”, conta Anna.

Em 2008, aos 16 anos, uma grande violinista da Bulgária notou seu talento durante uma apresentação em Brasília. Após o espetáculo, a profissional desafiou a adolescente a tocar uma sonata. Anna possuía apenas 24 horas para aprender uma sonata de Ysaye, o que, tecnicamente levaria em média de um a seis meses. Determinada, a violinista passou a noite inteira ensaiando. No dia seguinte ela se apresentou e impressionou a renomada professora.

O convite estava feito, mas tinha um porém, infelizmente a adolescente não tinha condições de arcar com os custos necessários, mas foi então que contou com uma ajuda muito especial, do Projeto Guri. “Eles arcaram com os custos da viagem e me deram uma ajuda de custo mensal, que não era muito, mas foi o que me salvou”, diz a violinista. Ela foi a primeira bolsista do projeto, que hoje já ajudou vários profissionais em suas carreiras.

Na Bulgária as dificuldades foram muitas, desde a barreira da língua até questões básicas como alimentação e moradia. Mas, para Anna, esse foi só mais um obstáculo ultrapassado e vencido em sua vida. “A minha carreira nunca foi fácil. Em cada etapa existiu um desafio. Eu já tive que lidar com abuso psicológico, depressão, frio extremo e falta de recursos. Mas o que nunca faltou foi a minha determinação e o desejo ardente de realizar o sonho de me tornar violinista”, disse emocionada.

A dedicação da Anna para realizar o seu sonho sempre estava em primeiro lugar. “Mesmo com todas as dificuldades, eu mantinha as minhas 10 horas diárias de estudo, muitas vezes chorando, emocionalmente abalada, mas eu não me permitia desistir”, contou.

Normalmente, os estudantes levam quatro anos para concluir a faculdade, contudo, Anna concluiu em três anos e após esse período na Bulgária, foi para os Estados Unidos, onde fez sua pós-graduação e seu mestrado. “Cheguei a iniciar meu doutorado em uma universidade do Texas, mas eu não concordava com alguns princípios da instituição, então interrompi os estudos. Eu queria concluir meu doutorado em uma universidade da qual eu me orgulhasse”, disse Anna.

Sua intuição a levou de volta para a Bulgária, e foi quando ela decidiu que iria tentar uma vaga no Conservatório de Sydney. Desta vez, Anna não havia sido convidada a estudar na universidade em questão, ela teria que realizar uma prova para fazer seu doutorado. Porém, grandes desafios nunca a impediram de tentar, então ela arriscou, viajou para a Austrália, foi aprovada e hoje é PhD em música.

Seu começo em Sydney não foi fácil, a musicista deixou o ego de lado e começou do zero, tocando músicas nas ruas. “Eu não queria esperar por convites, eles ainda não conheciam o meu talento e eu não podia esperar, tinha que batalhar por mim”, disse. Anna parou de tocar nas ruas por conta do perigo, logo após conseguir seu primeiro emprego na própria universidade de Sydney. “Consegui ingressar no mercado da música aqui na Austrália com muito esforço, estudo, ética e humildade”, disse, orgulhosa.

Hoje, aos 30 anos, Anna Murakawa vive e trabalha em Sydney, na Austrália. A musicista leciona no Conservatório de Sydney, oferece aulas particulares e online e trabalha como violinista freelancer. Além de ter tocado com diversas orquestras e shows ao lado dos grandes nomes da Indústria musical como Eminem, Michael Bublé, Hanson, entre outros, a violinista possui uma agência de música, chamada Bravo Music Events.

Recentemente, Anna lançou sua primeira música autoral, “Obrigada”, em agradecimento ao apoio de familiares, amigos, artistas e todos que apreciam o seu trabalho e a música. Além disso, recebeu um convite especial da Família Lima e juntos gravaram um clipe com a canção Canto(YouTube). No momento está trabalhando nas outras faixas do seu álbum autoral e em breve lançará uma música em colaboração com um artista Australiano.

Para conhecer o trabalho da violinista e ajudá-la essa artista a levar o nome do Brasil para o mundo.

Siga-a em suas redes sociais:

Instagram: instagram.com/annamurakawa.violin/

Facebook: facebook.com/annamurakawaviolin/