Você está preparado para fazer uma cirurgia plástica?

São Paulo-SP 21/3/2013 – “Uma nova aparência não irá resolver seus relacionamentos ou garantir uma promoção”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (CRM-SP 62.735).

01) Antes de tomar qualquer decisão, pare e pense: será que realmente você precisa fazer uma cirurgia plástica? Pode parecer um questionamento banal, mas é muito importante ter essa certeza, pois, como qualquer cirurgia, a plástica envolve riscos, deixa uma cicatriz definitiva e exige dedicação no pós-operatório. “Lembre-se que a cirurgia plástica é para você e não para os outros. Portanto, só opere se realmente algo o incomoda e não porque outras pessoas estão falando que há algo de errado com a sua aparência. Tenha a certeza de que não está usando a cirurgia como uma válvula de escape para algum problema emocional ou decepção amorosa, pois, nestes casos, o resultado pode não ser tão satisfatório. Uma nova aparência não irá resolver seus relacionamentos ou garantir uma promoção”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (CRM-SP 62.735);

02) Escolha cuidadosamente o médico: Procure um médico que lhe inspire confiança e credibilidade. Para começar a busca, nada melhor do que levar em consideração a indicação de amigos e parentes. Na primeira consulta, tente conversar com os pacientes na sala de espera, pergunte o que acharam do profissional, como foi a cirurgia, se estão ou não satisfeitos… “E claro, verifique se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br), pois essa é uma garantia de que ele está apto a atuar, uma vez que o cirurgião passa por uma série de avaliações antes de se tornar membro. Por fim, lembre-se que a sua intuição é muito importante, se não sentir segurança com um cirurgião plástico, não hesite em procurar outros profissionais. O mesmo cuidado deve ser tomado em relação ao local onde acontecerá a operação”, explica Penteado;

03) Programe a sua agenda: Antes de decidir a data da cirurgia plástica, lembre-se de que você irá precisar de um período para a recuperação pós-cirúrgica. Por isso, prepare-se com antecedência e escolha uma época em que seja viável fazer este repouso. “O período das férias do trabalho é excelente! Como o pós-operatório de uma cirurgia plástica dura em média de 10 a 30 dias, nas férias, você irá conseguir seguir à risca os cuidados recomendados pelo cirurgião plástico”, observa o médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

04) Informe-se sobre a cirurgia: Pesquise na internet, leia revistas, converse com outras pessoas sobre o procedimento escolhido. Vá atrás de informação sobre as técnicas cirúrgicas, cicatrizes, recuperação, clínica e hospital em que irá operar. “Durante a consulta médica, tire todas as suas dúvidas. Para não esquecer nada, uma boa dica é anotá-las antes da consulta. Vale a pena visitar o site do cirurgião plástico escolhido para se informar melhor”, recomenda o diretor do Centro de Medicina Integrada;

05) Prepare-se para os gastos extras: Lembre-se que você não irá gastar apenas com a cirurgia em si, haverá gastos com a drenagem linfática, cintas elásticas, massagens, medicações, curativos ou óculos escuros no caso da blefaroplastia. “Parecem gastos pequenos, mas como são essenciais para um pós-operatório perfeito não podem ser deixados de lado. Faça uma pesquisa de valores antes e reserve uma determinada quantia para estes gastos previamente”, recomenda o cirurgião plástico.