Você organiza suas finanças corretor de imóveis?

10/7/2013 –

Manter as contas equilibradas é um desafio para os corretores de imóveis. A variação mensal do salário dificulta o gerenciamento das finanças para esses profissionais. Os corretores precisam de um “orçamento de caixa”, estudo que procura ilustrar situações futuras a fim de projetar o fluxo de dinheiro.

Na prática o corretor irá projetar suas despesas num período pré-determinado a fim de manter uma liquidez suficiente para pagar as contas e uma noção exata do dinheiro restante disponível para um investimento. Essa organização financeira faz com que o profissional tenha uma qualidade de vida constante.

Quando desorganizado, o corretor pode ter um padrão de vida classe alta por um determinado tempo, porém, conforme o mercado esfrie e o seu salário diminua, ele não estará preparado para manter o estilo de vida e pode acabar em condições deploráveis.

Parece uma coisa simples, mas tem uma importância significativa. No caso das empresas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, das 470 mil novas organizações constituídas anualmente, 49,4% fecham as portas com menos de dois anos de existência. O principal motivo para a falência é a falta de capital de giro, ocasionada por uma ausência de organização no orçamento de caixa.

Um corretor de imóveis com vendas acima da média irá fracassar se não organizar suas finanças. No entanto, um profissional mediano, mas disciplinado economicamente, tem muito menos chances de se frustrar.

No livro “Planejamento Financeiro”, a Mestra em Administração, Camila Camargo, afirma que “as dificuldades financeiras nascem da disritmia entre entradas e saídas de caixa”, ou seja, se você tem uma conta pra pagar no dia 03 e só vai receber no dia 10, você corre o risco de atrasar o pagamento por falta de dinheiro.

Contudo, se tiver o controle de suas finanças, você reservará dinheiro para pagar quando a conta vencer ou tentará mudar a data de vencimento da dívida, deixando o mais próximo possível do dia do pagamento, evitando juros e multas. Mas para que isso ocorra com exatidão é preciso colocar todos esses dados em forma de um relatório, chamado “orçamento de caixa”. Boa Sorte!

http://www.icuritiba.com/

Web Site: