Volksbus e-Flex: uma solução elétrica sob medida para transporte de passageiros

São Paulo-SP 7/10/2019 – Desenhamos um veículo que antevê os desafios de sua implementação e já traz em seu projeto as respostas necessárias, como nível de zero emissões em zonas verdes

Veículo foi uma das atrações do Innovation Day, do Grupo TRATON, na Suécia, na semana passada

O ônibus com tração elétrica da VWCO, em fase de testes da montadora em Resende, já comprova sua eficácia e tem sua configuração incrementada também a partir dos dados coletados durante os testes com o caminhão VW e-Delivery graças à sinergia em componentes e também na arquitetura flexível.

Desde sua primeira apresentação na IAA na Alemanha em 2018, melhorias e ajustes na calibração maximizam a recuperação de energia de frenagem, que agora supera os 40% e tem potencial para gerar uma autonomia adicional aos 200 quilômetros previstos por seu conjunto de baterias de íon de lítio. Também traz o sistema de arrefecimento do conjunto para maior durabilidade, além de alterações no posicionamento de componentes para maior eficiência.

Este ônibus tem configuração modular e flexível que possibilita que em único modelo se contemple todas as variantes da mobilidade elétrica. Pode rodar como um veículo puramente elétrico no conceito plug-in ou se valer de um conjunto gerador propelido por um dos mais eficientes motores bicombustíveis do mundo, o VW 1.4 TSI Flex – ou sua versão para gás natural ou biometano 1.4 TGI -, para alimentar o motor elétrico. Isso permite também uma autonomia estendida e facilita sua adoção em regiões com infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento.

Dessa forma, pode atuar como veículo elétrico a bateria (BEV, na sigla em inglês); híbrido elétrico (HEV); híbrido elétrico plug-in (PHEV); e veículo elétrico com autonomia estendida (REEV). A performance se mantém independentemente da forma de alimentação das baterias. Todo o acionamento ocorre de forma inteligente e automática pelo sistema eletrônico do veículo assim que este detecta o nível de carga das baterias previamente programado.

“Desenhamos um veículo que antevê os desafios de sua implementação e já traz em seu projeto as respostas necessárias, como nível de zero emissões em zonas verdes de restrição, e a própria questão da infraestrutura em desenvolvimento. Estamos cumprindo nossa missão de ajudar a moldar a indústria de transportes do futuro com veículos que proporcionam um custo operacional otimizado e retorno rápido do investimento”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, além de membro do conselho da TRATON

Website: http://WWW.VWTBPRESS.COM