Volkswagen Caminhões e Ônibus incrementa reciclagem na fábrica

São Paulo -SP 5/3/2020 –

A Volkswagen Caminhões e Ônibus segue investindo para minimizar o impacto de suas operações na fábrica de Resende, no interior do Rio de Janeiro. No último ano, grande parte dos esforços da montadora se voltaram ao aumento da reciclagem de resíduos gerados com suas atividades: o volume passou de 56% a 81% em apenas três anos.

“Nosso plano é melhorar esses índices cada vez mais como parte de nosso compromisso ambiental, ao mesmo tempo em que investimos para o consumo mais eficiente de energia, água e outros recursos naturais”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO.

Além de aprimorar a coleta seletiva e tornar a triagem mais eficiente, a montadora incorporou melhorias em seu processo e desenvolveu uma larga campanha de conscientização entre seus colaboradores de forma a atingir esse crescimento contínuo na porcentagem de reciclagem de seus resíduos.

Em outras frentes, a empresa também moderniza sua produção para economizar recursos. É o caso de um novo sistema de banhos de pré-tratamento na pintura de cabines. Apenas com a adoção de uma nova tecnologia a partir do fim do ano passado, a fábrica vai reduzir seu consumo de água anual em 450 mil litros.

A essa novidade, se somam diversos esforços com o intuito de diminuir o volume de água utilizado em toda a operação. A VWCO promove o uso consciente através do monitoramento de perto do consumo para garantir que não haja desperdícios.

“Apesar de uma produção maior em 2019, avançamos também para reduzir o consumo de energia em 5% a partir de uma melhor gestão com sistemas automatizados e da instalação de equipamentos mais eficientes”, complementa Marcelo Vidal, gerente executivo da Engenharia de Manufatura.

Adilson Dezoto reforça ainda que pequenas ações geram grandes resultados. “Conseguimos perceber mudanças de comportamento em nossos colaboradores e um saldo positivo também para a empresa. Internamente temos equipes dedicadas a desenvolver novos projetos sustentáveis”, avalia.

Cinturão verde
A montadora acaba de plantar 30 mudas nativas da Mata Atlântica para reforçar a flora ao redor da fábrica. São mais de 20 espécies diferentes que vão proteger a faixa marginal do Rio Paraíba do Sul, juntamente com as 300 mil mudas que já cresceram na região, plantadas pela Volkswagen Caminhões e Ônibus ao longo de sua história em Resende.

Website: http://www.vwtbpress.com

Web Site: