Webconference com ONGs e jornalistas da Fundação Nexans teve ampla receptividade na América do Sul

São Paulo, Brasil 17/3/2020 – o fomento ao acesso à energia por comunidades desfavorecidas que estão sob algum tipo de risco dada essa falta de acesso”

Criada em 2013 pela empresa Nexans, a Fundação Nexans é uma entidade com principal objetivo de promover o acesso à energia em nível mundial, contribuindo na luta contra a pobreza e insegurança das comunidades mais desfavorecidas, possibilitando o acesso a serviços essenciais. Essa promoção acontece através de um subsídio financeiro àquelas entidades que apresentem projetos de interesse geral relacionados com o propósito da Fundação. Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação abre a chamada para projetos em todo o mundo e tem a expectativa de distribuir 300 mil euros.

Durante a webconferece, Melina König, embaixadora da Fundação Nexans e CoE Communcation Manager para América do Sul, África, Oriente Médio e países do Golfo, apresentou os alcances da entidade desde 2013 (vide infográficos abaixo) e discorreu sobre o processo de subscrição de projetos, que está aberto até 18 de março.

Dentre as maiores demandas demonstradas pelos perfis apurados das organizações participantes e/ou que solicitaram detalhes após a webconference foram àquelas relacionadas às causas envolvendo moradia, inclusão social, de mulheres, negros e algumas com idosos e crianças – neste último caso, por meio do acesso à educação.

“Não é necessário que a ONG trabalhe diretamente com a geração de energia. Mas o projeto submetido deve ter relação com o principal propósito da Fundação que é o fomento ao acesso à energia por comunidades desfavorecidas que estão sob algum tipo de risco dada essa falta de acesso”, explica König. “Mas também é importante que tanto a ONG quanto o projeto estejam alinhados com os critérios de seleção”, finaliza.

Os principais critérios de seleção de projetos são: necessidades daquele comunidade alvo expressas de forma clara; constatação de que a comunidades sofre por causa da insegurança energética; real impacto na comunidade em questão; os beneficiários são envolvidos em uma abordagem de parceria; objetivos concretos e desenvolvidos para criar sustentabilidade e autonomia na comunidade; respeito pelos direitos humanos e adequação ao Código de Ética e Valores da Nexans – que pode ser consultado no site global da empresa mantenedora.

Os projetos devem ser apresentados através do site https://projets.fondationnexans.com/en/.
A Fundação na América do Sul

O Brasil já foi contemplado com financiamento a cinco projetos de três instituições – ECOA, de Mato Grosso do Sul (contemplada em 2016 e 2019), Trias (contemplada em 2018 – uma organização da Bélgica com presença no Brasil, que reúne agricultores e empreendedores com ideias semelhantes em todo o mundo e que se apoiam para tornar seus sonhos realidade) e o Instituto Pacto Amazônico (contemplado em 2016 e 2017), com um projeto de luz na floresta amazônica através de geração solar.

No ano passado, a Fundação ampliou sua atuação na América Latina estendendo seu suporte a projetos já contemplados em 2018 no Peru (projeto TechnoPeru e Light Up The World – LUTW em energia solar) e suporte a um novo projeto na Colômbia, com o objetivo de implantar geração de energia solar no município de Tumaco.

Sobre a Nexans

A Nexans é um agente essencial na transição energética mundial por um futuro mais conectado e de energia sustentável. Por mais de 120 anos, o Grupo traz energia vida, fornecendo aos clientes tecnologias avançadas de cabos para transmissão de energia e dados. Hoje, a Nexans vai além dos cabos para oferecer aos clientes um serviço completo que utiliza a tecnologia digital para maximizar o desempenho e a eficiência de seus ativos. O Grupo projeta soluções e serviços ao longo de toda a cadeia de valor em quatro áreas principais de negócios: Construção e Territórios (incluindo serviços públicos e mobilidade), Projetos de Alta Tensão (cobrindo parques eólicos offshore, interconexões submarinas, alta tensão terrestre), Telecom e Dados (abrangendo transmissão de dados, redes de telecomunicações, data centers em hiperescala, LAN) e Indústria & Soluções (incluindo fontes renováveis, transporte, petróleo e gás, automação e outros).

A responsabilidade social corporativa é um princípio norteador das atividades de negócios e práticas internas da Nexans. Em 2013, a Nexans foi o primeiro fornecedor de cabos a criar uma Fundação que apoia iniciativas sustentáveis de acesso a energia para comunidades desfavorecidas no mundo todo. O compromisso do Grupo em desenvolver cabos de forma ética, sustentáveis e de alta qualidade também impulsiona seu envolvimento ativo nas principais associações do setor, incluindo Europacable, NEMA, ICF e CIGRE.

A Nexans emprega quase 26.000 pessoas, tem presença industrial em 34 países e atividades comerciais em todo o mundo. Em 2019, o Grupo gerou 6,7 bilhões de euros em vendas.
A Nexans está listada no Euronext Paris, compartimento A.

#responsabilidadesocioambiental #responsabilidadesocial #responsabilidadeambiental #inclusãosocial #inclusãoeconomica #nergia ##reputação #fundaçãonexans

Website: http://www.nexansfondation.com