Zumbido no ouvido: quais os sintomas, causas e tratamentos

Campinas, SP 27/2/2020 – O zumbido no ouvido, também conhecido como acúfeno, tinnitus ou tinido, é um sintoma associado a perda auditiva e tem tratamento.

O zumbido no ouvido atinge milhares de pessoas pelo mundo, segundo uma pesquisa realizada pela American Public Health Agency ele pode ser considerado o terceiro sintoma que mais causa incômodo nas pessoas – ficando atrás das tonturas e dores intensas. Esse sintoma pode apresentar sons parecidos com: abelhas, panela de pressão, cachoeira, chiado, sirene entre outros.
Leia mais: Como prevenir o zumbido

Como o zumbido acontece?
O zumbido é um sintoma associado a perda auditiva, ele acontece sem estímulos externos do organismo, ou seja, o ouvido passa a enviar impulsos sem que haja uma fonte sonora. Por ser um som persistente e constante, as pessoas que sofrem com esse problema podem ter o sono afetado, assim como a concentração e o equilíbrio emocional.

O que causa o zumbido no ouvido?
O tinido pode ser provocado por diversos fatores que causam incômodos especialmente nos momentos de silêncio. Mas, normalmente ele está atrelado à problemas auditivos.
Entre alguns dos motivos do zumbido no ouvido, podemos citar: inflamação no ouvido médio, exposição a sons acima de 85 decibéis, diabetes e problemas na área da coluna cervical. Doenças neurológicas, odontológicas e musculares na região da cabeça e do pescoço, além de alterações hormonais.
Para cada fator é indicado um tipo de tratamento específico, mas a boa notícia é que mais de 70% dos pacientes conseguem ter uma melhora, mesmo que parcial, do problema. É indicado que ao primeiro sinal do zumbido, seja procurado ajuda de uma equipe especializada que pode ser composta por otorrinolaringologista, dentistas, fonoaudiólogos, entre outros.

Diagnóstico do zumbido
Uma série de exames são feitos para identificar a origem do barulho, já que o problema é percebido de modo diferente em cada pessoa. A intensidade e a frequência do zumbido podem ser determinadas por testes específicos e o exame de audição também pode revelar se existe uma perda auditiva associada. Em alguns casos, são indicados tratamentos com o uso de aparelhos auditivos específicos para o tinido ou geradores de som.

Website: https://caicaparelhosauditivos.com.br/

Web Site: