10 dicas para combater a depressão de fim de ano

17/12/2020 –

A psicóloga Ana Café explica como identificar emoções tóxicas para não adoecer emocionalmente e evitar quadros depressivos

O ano de 2020 tem sido especialmente difícil, principalmente para aqueles que são muito ativos, possuem vários compromissos e para quem tem uma rotina agitada. Por isso, é normal que muitas pessoas se sintam mais tristes e deprimidas neste fim de ano, já que não poderão se reunir com amigos e familiares para comemorar as festas. Para ajudar a driblar esse sentimento, Ana Café, psicóloga clínica, ressaltou alguns pontos das condições causadas por esse confinamento e dá algumas dicas que você pode seguir.

“Nessa pandemia, muitas pessoas desenvolveram algum tipo de transtorno mental, como a ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), alguns tipos de fobia e a depressão”, relata a especialista. Já era uma condição comum parte da população ficar mais “para baixo” nos finais de ano, mas isso deve ser agravado esse ano.

“Algumas pessoas sofrem com a síndrome de final de ano (também conhecida como depressão de fim de ano), que se caracteriza por um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que acometem a pessoa neste período e que quando são intensos e persistentes necessitam de tratamento”, completa Ana Café, que dá abaixo algumas dicas de como passar esse período de maneira mais leve e saudável:

1. Praticar o autoconhecimento é fundamental. Busque ajuda especializada de um psicólogo para ajudá-lo neste processo de cura interior.

2. Pratique atividade física, pelo menos 30 minutos por dia.

3. Organize a rotina pessoal e profissional.

4. Evite ficar nas redes sociais até altas horas da noite. O sono reparador é essencial na manutenção da saúde física e mental.

5. Se você está sentindo falta de amigos ou familiares, interaja com eles mesmo que por meio de videoconferência.

6. Desabafe com alguém da sua confiança. Isso ajuda a amenizar a tristeza e o sofrimento.

7. Evite autoavaliações muito críticas por não ter atingido um objetivo ou algo muito desejado, respeite seus limites e entenda que estamos vivendo um ano atípico e o que cada um conseguiu realizar já se configura como uma vitória. Transfira suas metas e prioridades para o próximo ano.

8. Diariamente, alimente a sua esperança e o otimismo. E quando surgirem pensamentos pessimistas, desvie o foco deles. Não permita que esse sentimento domine sua mente, minimize sua importância.

9. Cuide da sua alimentação, leia um livro, faça uma atividade que te proporcione momentos de prazer.

10. E lembre-se que toda essa experiência, por mais difícil que seja, encerra um aprendizado que ao longo da vida poderá ser útil para você de alguma forma. E, se nenhuma dessas dicas contornar a sua ansiedade e tristeza, procure por ajuda especializada.

Website: https://www.nucleointegrado.med.br/

Web Site: