1ª Cãosciência da zona sul reuniu mais de 300 pessoas em Interlagos junto com seus pets de estimação

São Paulo 31/10/2019 – Antes de ser vereador sou veterinário formado em Santo Amaro e quis trazer um pouco de informação sobre políticas públicas nessa área e o que estamos fazendo

Cerca de 300 pessoas juntamente com seus pets participaram da 1ª Cãosciência no domingo 13 de outubro na região de Interlagos. A ação foi idealizada pelo Vereador Rodrigo Goulart , que é médico veterinário e grande defensor da Causa Animal na Câmara Municipal e teve como objetivo reunir tutores, empresas e ONGs para discutir sobre a importância da saúde e do bem-estar dos animais, conscientizar sobre o tema, e consequentemente, gerar novas conexões regionais no mercado pet. “Antes de ser vereador sou veterinário formado aqui em Santo Amaro e quis trazer um pouco de informação sobre políticas públicas nessa área e o que estamos fazendo,” ressaltou Rodrigo Goulart.

O Vereador explicou sobre os próximos passos do edital referente a implantação de um hospital público veterinário na zona sul, que foi apresentado pelo Prefeito Bruno Covas, e também sobre a importância de ter um Castramóvel fixo na região. “A minha luta é para que todos os hospitais universitários tenham uma parte veterinária, não apenas na zona sul, mas em toda a cidade, se a gente conseguir serão sete novos hospitais. A nossa ideia aqui na zona sul é que tenhamos o da UNISA, onde me formei, e conheço todo o espaço, e em mais duas universidades da zona sul. Então, é um projeto muito grande e vai além desse edital que está na rua. Existem hoje cinco Castramóveis da Prefeitura na rua que já fazem o trabalho em toda cidade, mas a minha sugestão é que faça um especifico aqui na zona sul, onde é a maior concentração de cães e gatos e infelizmente em situação de rua. Não adianta todo o trabalho que a gente faz se não tiver um controle populacional. Cada ninhada gera em média cinco, seis animais, ou seja, a cada animal, são mais cinco abandonados. Só um veterinário formado com conhecimento técnico da causa e vereador pode falar e trabalhar nesse assunto”, finalizou Rodrigo.

Durante o evento foram distribuídos amostras, brindes, teve bate-papo com estudantes e profissionais de saúde animal, feira de adoção, orientação e serviços de clínicas veterinárias, de higiene e estética animal, de nutrição exame de câncer de mama nas cadelinhas, já que o Outubro Rosa também deve ser levado ao mundo pet. “As cadelas também correm o risco de ter a doença e tem que ser operadas. A visita periódica ao veterinário é muito importante, porque quando é descoberto na hora não corre o risco de se espalhar para o pulmão e outros órgãos”, explicou Regina Santos, Veterinária da Pront-cão.

Antonio Goulart abordou sobre sua proposta de criar um cemitério para animais domésticos e disse que ainda tem muita coisa a ser feita pela causa animal. “Quando eu era vereador apresentei um projeto que foi aprovado, mas que o governo da época vetou, que permitia que quem tivesse um túmulo, poderia sepultar seu cachorro no terreno. Em vários países do mundo é assim. Hoje, 90% dos cães que morrem são sepultados nos quintais das casas. E nossa luta é para que, no futuro próximo, tenha também um cemitério de animais domésticos em São Paulo,” afirmou Goulart.

O casal Cristina Ferraz e Marcelo Ramos do Pet Shop Inovacãao afirmaram que essa ação “é muito importante para deixar claro para o tutor que não é só comida e água. Tem que ter a parte de estética, banhos, não deixar sozinho, vacinas, castração, entre outros cuidados. O foco que o Rodrigo queria era esse mesmo: deixar claro o quão é importante a proteção animal e também destacar que o abandono de animais é crime,” explicou Cristina.

Website: https://web.facebook.com/RodrigoGoulartOficial/