5 Motivos para ter a automação do marketing em um negócio

Curitiba, PR 5/8/2020 – Hoje é fundamental a presença online da marca para ser reconhecida e alavancar vendas

Para a Nouem Soluções Digitais, tecnologia é fundamental para gerar oportunidades, acelerar o processo de vendas e centralizar informações sobre sua base de contatos

O mundo está vivendo grandes transformações na última década guiada pela digitalização. Tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning, Analytics, entre tantas outras, trouxeram grandes mudanças na forma das empresas fazerem negócios, impactando até mesmo na venda de produtos e serviços. Nesse sentido, a automação do marketing ganhou um grande destaque no mercado, principalmente com as mudanças provocadas nos hábitos de consumo das pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus.

A automação do marketing está ligada às atividades de atração, nutrição e conversão de leads em que são utilizadas ferramentas para automatizar os processos de marketing. Isso vem de encontro a um aumento da presença dos consumidores no universo das compras online – segundo o estudo “O futuro do consumo num cenário pós-covid-19” realizado pela Social Miner, 7,5% dos entrevistados afirmaram ter realizado compras online pela primeira vez, 16,5% apostaram em e-commerces que ainda não conheciam e 24,9% estão consumindo tanto em lojas físicas quanto virtuais.

Para Maiko Petry, responsável pela área comercial da Nouem Soluções Digitais, a internet deixou de ser limitada a uma ferramenta tecnológica para se tornar uma importante estratégia para os negócios. “Hoje é fundamental a presença online da marca para ser reconhecida e alavancar vendas”.

A ferramenta possibilita, de acordo com Petry, atingir um público muito mais amplo por meio de interações automáticas. “Com isso, a equipe não fica sobrecarregada a cada aumento de escala”, enfatiza.

A Nouem Soluções Digitais separou cinco razões para automatizar o marketing de um negócio. Vale conferir:

Razão 1 – Tempo é dinheiro.

Com as ferramentas é possível agendar diversas campanhas direcionadas e monitorar o engajamento resultante de cada uma delas em tempo real, por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques ou interações entre usuários em múltiplas plataformas ao mesmo tempo. Além disso, é possível administrar os leads com maior facilidade, identificando os contatos quentes e fazer um trabalho direcionado com um atendimento exclusivo.

Razão 2 – Meu nome é eficiência.

A automação do marketing permite que a empresa acompanhe de perto a jornada do seu cliente. Segundo Maiko, uma das opções é criar um lead scoring, que permite atribuir pontos para determinadas características ou ações realizadas pela base de contatos. O valor da pontuação sinaliza o interesse pela qualificação do lead. “Isso reduz esforço e custos”, reforça.

Razão 3 – Marketing e vendas de mãos dadas.

Os leads qualificados são repassados para a área de vendas e as ferramentas permitem que os clientes sejam mantidos em um funil saudável. E isso vem resolver o problema da falta de alinhamento entre os times de marketing e vendas, que muitas vezes acontece pela falta de planejamento de ações. “Os prejuízos e a perda de oportunidades podem ser enormes quando eles não trabalham sob a mesma sintonia”, analisa Maiko.

Razão 4 – Comunicar-se, não importa por onde.

Hoje o cliente pode ser acessado por inúmeros canais – e-mail, redes sociais, entre outros. E sem a automação do marketing é impossível conseguir fazer com que essa comunicação multimídia seja eficiente. Por meio dela eles não são somente impactados, mas também pode-se alimentar fluxos de nutrição, que disparam mensagens programadas em sequências, para grupos e perfis específicos. “Isso possibilita uma relação cada vez mais sólida com os clientes”, reforça Petry.

Razão 5 – Menos custo, mais retorno.

O investimento feito em uma ferramenta de automação de marketing permite que o trabalho do time da área se torne muito mais otimizado. “Os profissionais podem se dedicar para a criação de campanhas, fazer atendimentos personalizados e trabalhar em novas estratégias para atrair novos clientes”, destaca Maiko. O resultado disso? Ativação de mais clientes e redução de investimento em campanhas que antes não geravam os resultados esperados.

O especialista da Nouem aponta que a tecnologia sozinha não surte efeito. É preciso que ela seja configurada corretamente, com ações planejadas para que seja possível tirar o melhor proveito dela. “Se bem implementada, a automação proporcionará ganhos significativos para o processo de vendas”, conclui.

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