7 de maio – Dia do Oftalmologista

2/5/2013 –

Especialista dá dicas simples de como cuidar melhor da saúde visual

No dia 7 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista e para lembrar a data a oftalmologista Dra. Roberta Abdulmassih do HCO, deixa algumas orientações de como cuidar melhor da saúde visual. “São dicas simples, mas que fazem a diferença. Ter atenção com a saúde dos olhos pode prevenir o desenvolvimento de muitas patologias”, diz a especialista.
• Qual a importância do uso dos óculos escuros?
Os óculos escuros oferecem uma proteção contra a radiação ultravioleta do sol. Esta radiação está relacionada com o desenvolvimento de várias patologias oculares, dentre elas, o pterígeo que é uma película que cresce no branco do olho, em direção à córnea, a catarata que é a opacificação do cristalino, lente natural do olho e a degeneração macular relacionada à idade que é uma doença do envelhecimento, complexa e séria da corioretina, na região macular que pode levar a uma baixa visual severa.

• Ter uma alimentação saudável e equilibrada colabora com a saúde dos olhos?
Sim. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e não fumar é bom também para a saúde ocular.
A ingestão de alimentos ricos em ômega 3 está relacionada a uma menor incidência da degeneração macular relacionada à idade e também colabora no tratamento do olho seco. O pigmento amarelo que é encontrado no milho verde e na gema do ovo também é importante para a região macular e é usado no tratamento desta degeneração, assim como o beta caroteno encontrado nos vegetais folhosos de cor escura. A degeneração macular relacionada à idade tem menor prevalência em indivíduos que tem hábitos saudáveis, praticam exercício físico, não são obesos, não são hipertensos ou controlam a hipertensão, não fumam e adotam hábitos saudáveis como a ingestão regular de peixes e verduras.

• Os olhos também precisam de descanso. Qual a necessidade do repouso ocular, principalmente para quem trabalha com computadores ou para crianças que usam frequentemente jogos eletrônicos?
Com relação ao uso de computadores e jogos eletrônicos, o recomendado é 10 minutos de descanso para cada 1 hora de uso, com o objetivo de evitar sintomas como cansaço ou fadiga. Mas o uso destes aparelhos sem o descanso não causa lesões oculares.

• O cuidado com a visão deve ser mantido em todas as fases de nossa vida, mas existem alguns cuidados especiais para crianças e adultos com mais de 40 anos?
Sim. Toda criança deve consultar o oftalmologista ao nascer para fazer o teste do olhinho e anualmente até os 7 anos para propiciar o desenvolvimento adequado da visão, prevenindo um quadro grave de olho fraco, a ambliopia, por falta de estímulo da visão na infância.
Após os 40 anos de idade, algumas doenças têm maior incidência, como a catarata, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade e o exame propicia o diagnóstico e o tratamento. A catarata é a maior causa de cegueira no mundo e seu tratamento restitui completamente a visão. O Glaucoma provoca uma perda de visão irreversível e, portanto, o diagnóstico precoce é fundamental para preservação da visão. A degeneração macular relacionada à idade apresenta formas variadas da doença, mas em todas elas o acompanhamento e tratamento são fundamentais para a preservação da visão.

• Pessoas que usam lentes de contato devem ter um cuidado redobrado com a higiene. Quais os riscos do uso de lentes de contato, se não manuseadas de forma correta?
Felizmente as complicações sérias com o uso de lentes de contato são raras, mas ocorrem. O oftalmologista é o único profissional adequado para orientar os cuidados e manuseios da lente de contato. Vale ressaltar, no entanto, que elas requerem o uso de produtos específicos e não podem tomar contato com água de torneira. Deve-se evitar de dormir com as lentes de contato e ao causarem irritação devem ser retiradas. Caso persista a irritação, deve-se consultar o oftalmologista.

A oftalmologista ainda deixa um alerta: “cuide de sua visão, tenha hábitos saudáveis e visite seu oftalmologista anualmente”, finaliza Roberta Abdulmassih.

Web Site: