7 passos para começar a trabalhar com apicultura

São Paulo 22/9/2020 – Os produtores podem se organizar em grupos para fazer o beneficiamento do mel e obter vantagens na comercialização.

A apicultura é a criação de abelhas para a produção de mel, cera, própolis, pólen, geleia real e a apitoxina, veneno utilizado na indústria farmacêutica. Para iniciar a criação, o apicultor poderá conseguir as abelhas de três modos diferentes: pode-se comprar as colônias de abelhas de outros apicultores comerciais, pode-se capturar as colmeias em estado natural ou pode-se atrair famílias em enxameação para caixas ou armadilhas.

O trabalho de apicultura só terá início após a instalação das primeiras colmeias. Amparar suas abelhas nos momentos mais difíceis é trabalho primordial do apicultor, pois depois pode beneficiar-se da plenitude produtiva. Para isso, o produtor deve conhecer os diversos ciclos que uma colônia passa, pois nos períodos de escassez de alimento, a família se definha e os zangões são expulsos da colmeia, a postura da rainha cai e a produção de mel, pólen e cera diminuem.

Passo a passo para ser um apicultor

1) Buscar por enxames e escolher um local
Podem ser obtidos através de iscagem de colmeias com cera alveolada, adicionando-se algum atrativo. O atrativo mais utilizado é o capim santo, também conhecido como erva cidreira, na forma de chá, pulverizado entre os quadros. Uma outra forma, é a captura de enxames pousados em árvores ou pedras. Podem-se, ainda, comprar enxames de bons fornecedores que existam em localidades próximas à área em que pretende instalar o apiário.

Será necessário um local próprio ou de um parceiro para iniciar a criação.

2) Criação de apiários.
As colmeias iscadas ou capturadas, num conjunto de até 20, formam um apiário. A distância entre elas, (entre fundos), é de três a cinco metros e, nas laterais, de 0,50 1,00 m. As colmeias devem ficar em cavaletes, a uma altura de cerca de 0,50 m do solo.

3) Alimentação artificial das abelhas
Para isso, faz-se o fornecimento de xarope à base de água e açúcar. Esse xarope é substituído a cada três dias e é fornecido durante 60 dias. Se a colmeia estiver fortalecida, pode-se fazer a multiplicação: de uma colmeia fortalecida, duas podem ser retiradas.

4) Multiplicação direta de colmeias
Este procedimento permite a formação de mais enxame visando à ampliação do apiário. É importante o acompanhamento por um técnico especializado no desenvolvimento inicial deste processo.

5) Colheita do mel
As melgueiras, com os quadros cheios devem ser trazidas para a casa do mel, onde o apicultor, sobre uma mesa, faz a retirada da cera protetora que veda os favos de mel, utilizando um instrumento apropriado, chamado garfo desoperculador.

6) Decantação do mel por sete dias.
Após a centrifugação, o mel é levado em baldes inox para decanta, por sete dias.

7) Armazenagem.
Após o tempo de decantação, o mel é envasado em baldes plásticos novos, de 18 litros, apropriados para alimentos.

Comercialização do mel
Os produtores podem se organizar em grupos para fazer o beneficiamento do mel e obter vantagens na comercialização. Há várias formas para a comercialização do mel produzido. Pode-se fazer uma campanha de divulgação sobre os benefícios da utilização do mel como produto de excelente valor para a alimentação.

O produto pode, então, ser utilizado na merenda escolar, no programa de cesta básica dos governos, incorporado ao cardápio dos refeitórios das grandes empresas e instituições, ampliando o seu consumo pela população em geral. Outros produtos da atividade também podem ser comercializados como, por exemplo, a cera que é utilizada na fabricação de velas decorativas. Há diversas opções, para os produtores empreender na apicultura.

Website: https://www.sitiopema.com.br/