DigitalReef Day apresenta oportunidades no mercado mobile e crescimento da CTV

Empresa que celebra o primeiro ano de operação e entrada no mercado brasileiro recebeu parceiros em evento que abordou soluções, iniciativas e tendências do setor com participação de executivos do grupo e líderes do mercado de marketing digital.

O DigitalReef Day, abordou tendências do segmento mobile, soluções do grupo e a chegada da Connected TV (CTV) no mercado brasileiro. O evento contou com participação dos principais executivos do grupo, além de um debate com líderes das companhias de telecomunicações Tim Brasil, Terra Vivo e Claro. Elas solidificaram a parceria com a DigitalReef explanando os diferenciais da mídia e da segmentação de dados de usuários apoiados pelas telcos.

A DigitalReef, empresa global de tecnologia para publicidade e marketing, também comemorou seu primeiro ano de operação.

A abertura do evento foi realizada por André Bain, VP Publishers da DigitalReef, que trouxe os números do primeiro ano de DigitalReef, com cinquenta e cinco colaboradores no Brasil, cento e setenta pessoas no time global e dez escritórios globais.

O primeiro painel foi liderado por Nadav Peretz, VP Product, que comentou sobre a privacidade do usuário de plataformas móveis e o fim do user-tracking, salientando que os “times de marketing precisarão aprender como lidar com o novo cenário sem a coleta direta de dados via cookies”.

O Country Manager Brasil da DigitalReef, Marcus Imaizumi, também falou sobre a privacidade de dados dos usuários mobile e como isso impacta nas campanhas de mídia digital. Para ele, apesar de o novo cenário baseado na Lei Geral de Proteção de Dados e futura extinção dos cookies impactar tanto os publishers como os anunciantes especialmente em termos de CPM e entrega, existe uma lacuna expressiva no mercado que se torna uma oportunidade no ecossistema: “Hoje o Publisher é o protagonista no mercado de publicidade. Cada um tem o controle dos seus dados primários, e cada um tem certos tipos de dados. Podem criar segmentos únicos e valiosos para o mercado anunciante”, explicou.

Antonio Affonseca, VP Ad Sales Latam na DigitalReef, frisou que a empresa possui 75 milhões de dispositivos móveis ativos mensalmente em sua base no Brasil e são adicionados todos os meses pelo menos mais 200 mil dispositivos no país.

O evento também contou com a presença do Presidente e COO da DigitalReef, Mark Yackanich, que explanou como a Connected TV e as OTTs, meios que dominam os Estados Unidos atualmente, não param de crescer no Brasil. A DigitalReef, adiantando o cenário e sendo uma das primeiras companhias a adentrar o mercado nacional, prevê um crescimento exponencial do setor nos próximos anos.

Em números, Mark revelou que atualmente existem pelo menos 17 mercados onde a DigitalReef já opera com seu produto de CTV, incluindo o Brasil e os Estados Unidos – atualmente o maior deles. Por este motivo, a plataforma oferece ao menos 3 bilhões de oportunidades diárias de mídia aos seus clientes.

No Brasil, os números são expressivos: 7 em cada 10 brasileiros já possui uma CTV, sendo que a população passa pelo menos 1 hora diária em TV conectada, frente às 5.5 horas de consumo de TV linear; além disso, no país o VOD representou 21% das horas de consumo de vídeo em TVs.

Com números promissores, Mark avaliou que existe uma oportunidade clara de investimento no segmento de CTV no Brasil, mas que este processo ainda segue embrionário por conta de o país ainda possuir um mercado complexo. “É preciso levar o conhecimento inclusive sobre como utilizar a Connected TV à população, já que boa parte ainda não sabe como fazê-lo da melhor maneira”.

O executivo ainda frisou os benefícios da chegada da televisão digital especialmente para os anunciantes: audiência e ambientes qualificados, experiência positiva de propaganda, mensuração objetiva de resultados e target assertivo com base de usuários criada a partir dos inventários segmentados.

“Não temos informações específicas de audiência em televisões por antena, cabo e por satélite, como temos no ambiente de CTV. Isso é melhor para a entrega de propaganda”, explicou, acrescentando que o período de pandemia de Covid-19 acelerou muito pelas capacidades de entrega de mídia contextual pela internet, abrindo mais oportunidades para os anunciantes. “Você não vai a lugar algum, hoje em dia, sem acabar se conectando às propagandas de alguma maneira”.

O DigitalReef Day ainda contou com um debate mediado por Carlos Loureiro, Diretor de Negócios da DigitalReef. O debate contou com a presença de Júlio Tortorello, Head de Monetização do Terra & Vivo; Gabriel Portugal, Head of Advertising and New Business da Claro; e Leonardo Siqueira, Diretor de Data Partnerships da Tim Brasil.

Os executivos das operadoras, que atualmente são os principais players no mercado em base de dados para o segmento mobile, abordaram as oportunidades de entregas no setor com a segmentação por audiência, comportamento digital, geolocalização, e outros dados extremamente relevantes para os anunciantes.

“O momento da jornada em que o cliente é impactado pela publicidade segmentada é melhor do que o que é apresentado em outras plataformas digitais. A jornada do cliente acaba sendo positiva quando a publicidade aparece em seu device”, disse Gabriel Portugal.

Web Site: