Fenasucro & Agrocana discute futuro do setor de bioenergia

A 28ª edição da FENASUCRO & AGROCANA está em seus preparativos finais para receber o público entre os dias 16 e 19 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, em meio a um cenário otimista e mercado promissor, incentivados, principalmente, pelos investimentos em sustentabilidade e novos projetos industriais.

Prova disso é que, a cada nova edição, a feira aumenta mais a atenção para que os investimentos em toda a cadeia produtiva da bioenergia sejam pensados de forma global e com sustentabilidade. Além da possibilidade de investir em alternativas e soluções tecnológicas, o evento também retoma sua grade de conteúdos presenciais para capacitar os profissionais desta cadeia produtiva. Assim, o tema em evidência são as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), que se revertem em uma gestão mais comprometida e eficiente para o desenvolvimento no campo e na indústria bioenergética.

Diariamente, no Auditório Fenasucro, estão programados seminários com a participação de especialistas, que vão debater sobre plantio de cana, manejo, bioeletricidade, energia verde e, também, sobre o papel das mulheres no mercado. Já o auditório Zanini vai concentrar os Workshops que apresentarão desde cases de sucesso até palestras voltadas à inovação no mercado canavieiro.

No total serão mais de 36 horas de conteúdo exclusivo, com atividades 100% presenciais. Durante a Fenasucro & Agrocana está programada, ainda, a realização do Prêmio Mastercana, que reconhece iniciativas e trabalhos voltados para a responsabilidade socioambiental das empresas sucroenergéticas brasileiras e que contribuam para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável.

Destaques da grade de conteúdos

No dia 16 de agosto, a partir das 08h, o GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria marcará presença nesta edição da feira, mostrando cases: de sucesso; implantação de um RH; valorização da diversidade com o comitê das mulheres na agroindústria; educação e cultura em relação ao agricultor do futuro; entre outros. Já no período da tarde, a partir das 14h, a 8ª Conferência Datagro & CEISE Br marca a abertura da 28ª Fenasucro & Agrocana com a apresentação de tendências e cenários do mercado. Ainda neste mesmo horário, também estão confirmados os eventos Cana Online e Cana Substantivo Feminino, trazendo discussões sobre os tempos modernos das inovações dos canaviais aos novos produtos da cana.     

Já no dia 17 de agosto, a STAB Agrícola (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) apontará cenários e tendências de plantios de cana-de-açúcar para os próximos anos, além das variedades e formas de nutrição desta cultura. Ainda neste dia, a partir das 14h, o potencial da bioeletricidade é a mensagem central do Seminário UNICA e CEISE Br.  

No dia 18 de agosto, a STAB Industrial revelará conceitos sobre o processo de moagem da cana, englobando capacidade e extração, além de ampliar os conhecimentos do público sobre a destilação alcoólica. Neste dia, também haverá discussões sobre as oportunidades do Biogás na geração de energia elétrica, bem como quais são os ganhos técnicos e econômicos com a reutilização da água na indústria de açúcar e etanol.

Destaque também para o Visão Agro Talk, em que se discutirá o futuro da energia verde, apresentando as tendências e destaques para o setor na geração da energia limpa e renovável. Durante esse evento especialistas abordarão temas relevantes e promissores como o biogás e biometano no mercado sucroenergético; bem como o que é preciso saber sobre a tecnologia de produção do biogás; além do “Diesel Verde”, uma nova tecnologia que transforma o etanol hidratado em um substituto ao diesel, sem a modificação nos motores.

No dia 19 de agosto, estão entre os destaques da programação: a gestão da energia nas usinas conforme a aplicação da ISO 50001, assim como a importância de escalar processos fermentativos para teste de novos produtos no contexto da biotecnologia. Já a Indústria 4.0 mostrará a aplicação de estudos de maturidade para construção da usina 4.0. A programação ainda contará com o tradicional Encontro do Grupo LIDE e das Mulheres da Bioenergia. 

Setor eficiente

O diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, avalia que, após um período de interações pela plataforma digital, a feira retorna mais conectada, convergindo em pautas para um setor de bioenergia cada vez mais assertivo e eficiente. 

“A feira segue com a sua vocação de gerar conhecimento para capacitar toda a cadeia produtiva da bioenergia. Não há desafios que juntos não consigamos superar. E estamos voltando para o ambiente presencial com ainda mais conteúdo e tecnologia”, afirma.

FENASUCRO & AGROCANA

A Fenasucro & Agrocana (Feira Internacional da Bioenergia) é realizada pelo CEISE Br e promovida e organizada pela RX Brasil. É o único evento da América Latina a reunir inovações e conteúdo de alto nível técnico voltados à toda cadeia de produção da indústria de bioenergia, além de profissionais das indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia.

SERVIÇO

28ª FENASUCRO & AGROCANA

Quando: De 16 a 19 de agosto

Local: Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho/SP

Horário: das 08h às 20h

Demonstração de produtos/equipamentos: das 13h às 20h

Credenciamento de visitantes: Link 

Web Site: