A cultura vegana e os benefícios que ela traz à sociedade e ao meio ambiente

20/2/2020 –

Setenta bilhões de animais são mortos por ano no mundo, para fins de consumo humano, segundo o site Seja Vegano. No Brasil, são 193 animais abatidos por segundo. E tem mais: 14,5% dos poluentes lançados na atmosfera todos os anos estão relacionados aos hábitos alimentares dos seres humanos.

O consumo de proteína e seu impacto ao meio ambiente são alguns dos motivos que levam as pessoas a adotar dietas vegetarianas e veganas. Mas, afinal, o que é veganismo? Qual é a diferença entre veganismo e vegetarianismo? Quais benefícios esses estilos de vida trazem para a sociedade e para o meio ambiente?

O que é o veganismo?

Segundo a The Vegan Society, a mais antiga entidade vegana do mundo, localizada na Inglaterra, “Veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade”.

Isso significa que veganos, além de não se alimentarem de nenhum produto de origem animal, como carnes, laticínios, ovos e mel, também não utilizam nenhum cosmético com esses ingredientes ou que envolvam testes com animais.

No quesito vestuário, não poderia ser diferente: veganos não utilizam roupas provenientes de materiais animais, como couro e seda. Trata-se de um conceito amplo, mas com uma mensagem clara: a não aceitação da exploração animal para nenhuma causa.

Já os vegetarianos – ou ovolactovegetarianos – consomem derivados de animais (ovo, laticínios e mel), excluindo apenas as carnes, sejam de vaca, porco, frango, peixes, frutos do mar ou de qualquer outro animal.

Benefícios para a sociedade e para o meio ambiente

O veganismo tem o objetivo de tornar a sociedade como um todo mais ética, pois defende que todos os animais têm direito à vida e que existem outros métodos – muito mais saudáveis – de se alimentar e de se vestir, sem causar sofrimento animal.

Além disso, a indústria de produtos de origem animal gera impactos ao meio ambiente, como a derrubada de largas áreas de mata para criação de pastos.

A maior parte dos grãos plantados vira ração para alimentar os animais e não alimento humano. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 2 milhões de pessoas morrem de fome por dia no mundo. Estudos dizem que, se todo alimento utilizado para fabricar rações fosse direcionado às pessoas, seria possível erradicar a fome mundial.

Benefícios para a saúde

Manter uma alimentação vegana também traz benefícios à saúde. Trata-se de uma alimentação pobre em gordura e rica em vitaminas, fibras e minerais. Pesquisas mostram que a alimentação sem produtos de origem animal auxilia no tratamento (e prevenção) de várias doenças graves, como obesidade, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares.

A Sodexo é líder em soluções para qualidade de vida. Mais informações.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br

Web Site: