A dignidade ultrajada: o sucateamento das escolas e a desvalorização do profissional da educação, um retrato do Brasil

Rio de Janeiro, RJ 29/1/2021 –

Livro discute os principais problemas enfrentados pelos professores e pelas escolas públicas brasileiras e o reflexo disso na sociedade.

São comuns relatos de professores desanimados com a profissão, com problemas relacionados à depressão e fobia social. São profissionais, sobretudo os que atuam no ensino público, mas não só, que muitas vezes são obrigados a lidar com uma infraestrutura precária das escolas onde atuam, mas também com os baixos salários da carreira e até violência. Diante do quadro de abandono que atravessa o ensino público brasileiro não é surpreendente que, segundo dados de uma pesquisa da revista Health, os professores sejam, junto com profissionais da área de saúde, os mais propensos a desenvolver problemas psicológicos como a síndrome de Burnout.

Foi pensando em levar essas questões para fora do ambiente escolar, incentivando assim um debate mais amplo em relação à importância da valorização da carreira de professor no Brasil, e das melhorias nas condições de trabalho desses profissionais, que a professora, psicóloga e psicopedagoga, Kátia Simone Benedetti escreveu o livro: “A Dignidade ultrajada – Ser professor do ensino público brasileiro nos dias atuais”, que nasceu da experiência docente e acadêmica da autora, e objetiva ser um manifesto em defesa dos bons professores e da profissão docente.

No diagnóstico da autora, “hoje, no Brasil, ser professor não dá status, não dá segurança financeira e, acima de tudo, não proporciona uma vida profissional digna. E esse parece ser o problema principal: ser professor é, quase sempre, trabalhar sem as mínimas condições, em escolas sucateadas e, o pior, é ser submetido diariamente ao puro e escrachado desrespeito.”

O livro traz críticas às abordagens atualmente dominantes, mostrando como provocaram a desvalorização dos profissionais da área e a queda na qualidade do ensino formal. Segundo a autora, “o livro traz também sugestões de políticas públicas embasadas em estudos científicos, objetivando melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da área educacional e na qualidade do ensino público, para que, no futuro, nossas escolas passem a ser modelo de qualidade e nossos bons professores não terminem doentes e sem perspectivas profissionais.”

Para mais informações, basta acessar o link: https://www.lojabarralivros.com/a-dignidade-ultrajada-ser-professor-do-ensino-publico-nos-dias-atuais

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