A importância da eletrodeionização no processo de tratamento de água

São Paulo-SP 8/10/2020 –

A eletrodeionização é uma técnica de tratamento de água altamente tecnológica que elimina metais pesados, minérios e íons da água sem utilizar produtos químicos

O processo de tratamento de água funciona de maneira diferente em cada finalidade. Para cada objetivo, um tipo de processo é recomendado. Portanto, a água que é utilizada para alguns serviços industriais, como por exemplo o farmacêutico, requer uma ultrapurificação, ou seja, um tratamento ainda mais intenso para que sejam eliminadas substâncias e sais dissolvidos que podem permanecer durante o processo e, consequentemente, danificar a água. Mas, para que a ultrapurificação seja efetiva, é necessário utilizar o procedimento de eletrodeionização.

O procedimento

A eletrodeionização é uma técnica de tratamento de água altamente tecnológica que, por meio de uma troca entre íons e resina, elimina metais pesados, minérios e íons da água sem utilizar produtos químicos. Com isso, é possível evitar qualquer contaminação. É um processo que utiliza eletricidade e resina, e promove uma troca iônica que remove as impurezas da água – por isso o nome eletrodeionização.

Uma corrente ionizada se movimenta pela resina, na qual os íons presentes na água são substituídos por H+ e OH-. Esse campo elétrico é capaz de eliminar os íons resultantes e prover água ultrapurificada, sem a necessidade de utilizar produtos químicos.

Por que a eletrodeionização é importante?

Com esse processo, a resina não se esgota, prolongando a vida útil das câmaras, o que permite que o processo seja feito por mais tempo. Para se ter uma ideia, uma única unidade de eletrodeionização pode funcionar por muitos anos, sem substituição necessária.

Isso faz com que a eletrodeionização seja utilizada também como alternativa a outras técnicas de tratamento, como os cartuchos de purificação (que têm uso único), ou ainda, a osmose reversa, que utiliza dessalinização para purificar a água. Entretanto, ambos têm vida útil mais curta, o que exige maior esforço, periodicidade e gasto em menor tempo, além de não purificar a água em sua totalidade.

Por ser uma tecnologia nova e mais avançada, a eletrodeionização só é feita por algumas empresas. A Asstefil é uma das únicas no Brasil a oferecer essa solução e destaca que esse tipo de tecnologia se mostra primordial para o tratamento de água de alguns serviços essenciais.

“O processo de eletrodeionização é importante e necessário para procedimentos farmacêuticos e industriais de maneira geral, a partir do momento em que se mostra como uma das únicas soluções a eliminar os resíduos e promover, ao mesmo tempo, baixa condutividade e alta resistência da água”, destaca a empresa. A Asstefil ainda oferece para seus clientes diversas soluções para eletrodeionização, com design único, aplicação personalizada para o tipo de procedimento, além de baixa e média vazão para todos os segmentos.

Por não utilizar produtos químicos, a eletrodeionização é um procedimento sustentável, que oferece uma solução inteligente, em menor tempo e com melhor custo-benefício. Esse tipo de solução se mostra muito importante, pois além de beneficiar o meio ambiente, traz uma alternativa de tratamento de água cada vez mais efetiva e livre de substâncias químicas, como exige alguns procedimentos industriais, como o farmacêutico e o têxtil, por exemplo.

Website: https://asstefil.com.br/

Web Site: