A importância de produtos especializados no momento da extração e armazenamento do leite materno

Campinas 5/2/2021 –

O aleitamento materno é extremamente importante para a nutrição, para a formação do sistema imunológico do bebê e, especialmente, para o vínculo entre mãe e filho. O leite materno permite que os bebês se desenvolvam com mais saúde, protege contra a diarreia e alergias, além de reduzir em 13% a mortalidade em crianças de até 5 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Com o fim da licença maternidade muitas mulheres começam a tirar o leite do peito apenas quando retornam ao trabalho, mas o recomendado é logo no início da amamentação, pois a produção de leite é estimulada e a mulher se acostuma com o processo de extração, que pode ser feito manualmente ou com o tira-leite.

Quanto mais estímulo para a produção, maior será a quantidade de leite. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Qualquer quantidade de leite pode ajudar a nutrir e até salvar a vida de um recém-nascido.

Recomendações para a coleta
Os cuidados de higiene adotados para coletar o leite para doações devem ser seguidos de acordo com os protocolos sanitários.

A coleta deverá ser realizada após a mamada do bebê ou quando as mamas estiverem cheias. Antes de retirar o leite para armazenamento, o pote para leite líquido deverá ser lavado com sabão e água e mergulhado em água quente durante 15 minutos. O recipiente deve ficar virado para baixo e sobre um pano limpo até secar. Durante a amamentação, também é possível coletar o leite que sai da mama oposta com o auxílio de um coletor manual.

Higiene pessoal da mamãe
Alguns cuidados são essenciais nesse momento. O recomendado é utilizar máscara sobre o nariz e boca; os cabelos devem permanecer presos; lavar as mamas somente com água e secá-las com uma toalha limpa. As mãos devem ser lavadas até o cotovelo, com água e sabão, secando com uma toalha limpa. Posteriormente, recomenda-se massagear toda a extensão das mamas e comprimir suavemente com os dedos, repetindo o movimento diversas vezes.
Os primeiros jatos de leite devem ser desprezados; depois de coletado, o líquido deverá ser armazenado no congelador.

Entre os produtos que auxiliam esse processo o tira-leite da Lolly acompanha o pote de armazenamento que evita vazamentos e o contato do leite com o cheiro de alimentos na geladeira. O Coletor de Leite Materno da Lolly auxilia a mamãe na hora da amamentação ao coletar o excesso de leite da mama oposta, sem o uso das mãos. O material é feito 100% em silicone de grau médico e possui tampa protetora que o mantém sempre limpo. O coletor adere facilmente em superfícies planas para permanecer na posição vertical e evitar o derramamento do leite.

Já as conchas de amamentação auxiliam na preparação e formação do bico, facilitando a pega do bebê. As conchas também protegem o bico do contato com o sutiã e a válvula de ventilação favorece a cicatrização. Além do mais, ajudam a evitar o empedramento do leite materno e garantem roupa seca, porque impedem vazamentos. O formato arredondado e anatômico da concha proporciona o encaixe em qualquer tamanho de mama.

O protetor de mamilo é indicado para proteger os mamilos machucados. Ele forma uma barreira protetora entre o bico do seio e a boca do bebê, facilitando a amamentação.

Localizada no interior de São Paulo, na cidade de Capivari, a Lolly Baby é uma empresa brasileira que atua no mercado de puericultura leve, produzindo chupetas, mamadeiras, acessórios para higiene, alimentação, brinquedos, entre outros. Seu portfólio conta com mais de 500 produtos infantis, distribuídos em todo o território nacional e se faz presente também em países da América do Sul, Europa e África. A qualidade e a segurança de seus produtos são atestadas por seu laboratório próprio e pelas certificações do Inmetro, Anvisa e ISO 9001.

Informações e contato:
Márcia Felício I 19 99294.7563 I [email protected]
Cassiene Alves I 19 98166.1711 I [email protected]

Website: http://www.lolly.om.br

Web Site: