A imunização através da vacina de H1N1 pode ajudar no combate à epidemia de Coronavírus

Rio de Janeiro 22/4/2020 – Tomar a vacina melhora o quadro de imunidade do paciente, fazendo com que ele aumente sua resistência celular.

Especialistas ressaltam algumas vantagens na vacinação contra H1N1 e enfatizam que a prevenção é ainda a melhor solução no momento.

A epidemia de Coronavírus já alcançou a triste marca de mais de 2 mil mortos no Brasil nos últimos dias. Em todo o mundo, cientistas correm contra o tempo para o desenvolvimento de um tratamento eficaz para os pacientes infectados pela doença assim como também pela vacina de imunização ao vírus. Isso faz com que a prevenção ainda seja a principal forma de salvar vidas nesse momento, é o que alerta o médico Dr. Marcello Bossois. E uma eficaz forma de prevenção é através da vacinação imunizante, principalmente as que combatem vírus de gripe e outras doenças respiratórias. O vírus H1N1 é uma dessas importantes vacinas, sendo ainda mais essencial em casos de pacientes que pertençam a grupos de risco, como hipertensos, diabéticos e idosos.

A campanha de vacinação contra gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde e já se encontra disponível em postos de atendimento do SUS as doses para prevenir parte da população. Tomar a vacina melhora o quadro de imunidade do paciente, fazendo com que ele aumente sua resistência celular. Outros benefícios também podem ser destacados, informa o médico que fundou há mais de dez anos um projeto social voltado para atender pacientes com sintomas de alergias respiratórias e que já realizou mais  de quatrocentos mil atendimentos em todo o país. A pessoa que já tomou a vacina de H1N1 e até outras vacinas imunizantes como Pneumo 13 ou Refortrix e tiver suspeita de infecção por Covid-19, vai colaborar para o diagnóstico médico uma vez que já possam ser descartadas rapidamente as doenças previamente imunizadas através das vacinas. Essa agilidade pode ser decisiva para salvar a vida em caso de contaminação por Coronavírus.

Pessoas com doenças respiratórias como asma e bronquite também devem dar uma especial atenção à vacina de H1N1, já que são mais suscetíveis para ter um agravamento do quadro clínico em caso de contaminação por Coronavírus. Sobre restrições, Bossois orienta que é necessário o acompanhamento médico em casos de alergia a algum componente da vacina e, portanto, a pessoa deve passar por uma consulta prévia para analisar caso a caso. Outras importantes informações sobre a relação entre H1N1 e o Covid-19 podem ser encontradas em uma lista de reprodução feita especialmente sobre o assunto em um canal no YouTube criado pelo médico. Ele recebe dúvidas de pacientes de todo o Brasil e responde através de vídeos que podem ser acessados a qualquer momento. Pessoas em diferentes faixas etárias, quadros clínicos e necessidades, buscam se informar sobre a melhor maneira de se proteger da doença que já é uma das piores pandemias da história da humanidade e que ainda não existe uma previsão de vacina imunizante ou de medicação comprovadamente eficiente para o tratamento de infectados.

Website: https://www.youtube.com/playlist?list=PLjECpMdqeZY2LEKgM1hazgjY98EJxV2R9

Web Site: