A RAZÃO FILOSÓFICA. Uma inesquecível viagem ao conhecimento

Rio de Janeiro – RJ 15/6/2016 – O que move o mundo não são as perguntas, são as respostas. Somente a partir delas é possível formular perguntas e novas perguntas.

Às vezes parece que é preciso ser um PhD para abrir um livro de filosofia e você pensa, é melhor deixar as questões filosóficas para os filósofos da mesma forma que a ciência para os cientistas.

Frederico Rochaferreira entende que isso é trágico, para as nossas vidas e claro, para a filosofia. Em A Razão Filosófica ele tira dos filósofos o pensamento filosófico e o coloca no centro de nossa humanidade, como uma recompensa ao nosso mais profundo esforço para o entendimento.

Investigando as obras de alguns dos mais importantes pensadores de todos os tempos, ele nos guia através dos dilemas mais inquietantes da história e mostra o quão importante é examinar a natureza dos acontecimentos, mesmo aqueles solidamente estabelecidos pela tradição e que ora pairam como verdadeiros, ora duvidosos no imaginário dos homens.
Desafiar o leitor a pensar e repensar conceitos tidos como verdadeiros, duvidosos ou nebulosos; é a proposta do autor, que vai além dos limites da razão prática, amparado em sólidas referências, para dizer, por exemplo; que Deus foi uma criação dos homens para domesticar os próprios homens.

Escrito em linguagem acessível, o livro prende o leitor pela magia do diálogo, onde Alina, uma estudante de filosofia e o filósofo Lancio, constroem com perguntas e respostas, uma catedral de conhecimentos.

Estruturado em 06 capítulos ou 06 encontros filosofais ― O livro; A Razão Filosófica pode ser dividido em duas partes: Do capítulo 01 ao 05 um diálogo em que o autor aborda sob a ótica filosófica, uma variedade de temas que vai desde o conceito da pedagogia perfeita, aquela que forja as grandes nações, ao exame dos mitos, onde o leitor ficará sabendo que essas narrativas podem conter mais que fábulas, passando pela predeterminação de nossas ações e pela “teoria das representações”, onde o autor afirma que; “o homem faz o meio e o meio faz o homem, sempre o mesmo, em sua limitação ou em seu desenvolvimento”, razão que justifica a ausência de filósofos ou de grandes pensadores no Brasil.

No sexto Capítulo, o diálogo avança a uma narrativa histórica, onde o filósofo passa a discorrer sobre “segredos”, “enigmas” e mentiras históricas, como a origem da fábula de Cristo. Nessa viagem ao conhecimento, revelações surpreendentes surgem, como a do sofista judeu, fundador da Doutrina Cristã, que ficou à margem tanto do pensamento judaico quanto do pensamento cristão, esquecido e ignorado pela história e mais; a relação direta entre o último líder da revolta judaica contra Roma e as correntes subterrâneas que emergiram a partir da queda do reino judeu em 73 dC., em forma de heresias e avançaram pela idade média; como o Ciclo do Santo Graal, até a era moderna, como a maçonaria.
O leitor vai se surpreender ainda, ao saber que a traição de Judas a Cristo, na fábula cristã, historicamente, oculta a traição e o silêncio da Igreja ao fundador de fato, de sua Doutrina. Mas isso é apenas uma parte dessa monumental investigação histórica -filosófica.

A Razão Filosófica é uma inesquecível viagem ao conhecimento.

Sobre o autor:
Frederico Rochaferreira nasceu em Teresópolis, Rio de Janeiro, em 5 de agosto/1955. Escreveu “A Ética dos Miseráveis”, uma coletânea de reflexões e exames críticos sobre as ações marginais dos homens e o pequeno conto; “O homem que parecia inteligente”, onde o autor em uma interação prática com estudantes e professores de filosofia, explica porque o Brasil não tem filósofos. É especialista em Reabilitação, pelo Hospital Albert Einstein e membro da Oxford Philosophical Society.

Título: A RAZÃO FILOSÓFICA
isbn: 9788579615047
idioma: Português
encadernação: Brochura
páginas: 380
ano de edição: 2016
edição: 1ª

Disponível em:
Livraria da Travessa Botafogo

http://www.travessa.com.br/a-razao-filosofica/artigo/e3124817-ba1d-4df5-8d0e-8416f81d51ad

Loja Multifoco
http://editoramultifoco.com.br/loja/product/a-razao-filosofica/

Website: http://www.sitefilosofico.com

Web Site: