A versão “Cherry” do software aberto da O-RAN deixa o ecossistema O-RAN mais perto da implementação em redes móveis do mundo todo

BONN, Alemanha 12/1/2021 –

O Cherry apresenta importantes avanços na integração de ponta a ponta de componentes da arquitetura O-RAN

O software contém agora novas funcionalidades alinhadas com as mais recentes especificações O-RAN, como as interfaces E2, A1 ou O1, e novos elementos SMO.

Em dezembro de 2020, a Comunidade de Software O-RAN (O-RAN Software Community, OSC), trabalhando com a Linux Foundation, lançou a terceira versão de seu software aberto em 18 meses, apelidada de “Cherry”.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210111006121/pt/

O-RAN Logical Architecture (Graphic: Business Wire)

O Cherry deixa o ecossistema O-RAN mais perto de implementações comerciais em redes móveis do mundo todo. Além de novas funcionalidades alinhadas com as mais recentes especificações O-RAN — como as interfaces E2, A1 e O1 —, essa nova versão apresenta avanços importantes na integração de ponta a ponta de componentes da arquitetura O-RAN para suprir as necessidades de adotantes iniciais. Adicionalmente, foram iniciados novos projetos de software na área de gestão e orquestração de serviços (Service Management and Orchestration, SMO) para promover o desenvolvimento de autoconfiguração e gerenciamento de elementos O-RAN.

Estão entre os principais casos de uso proporcionados pelo Cherry:

• Gestão de tráfego baseada em políticas com o uso das interfaces A1 e E2
  • Monitoramento automatizado e verificação de vitalidade de determinados componentes com o uso da interface O1
  • Serviços de gerenciamento de configuração, falhas e desempenho alinhados com modelos e especificações OAM recém-aprovados pela O-RAN
  • Estrutura de gestão de ciclo de vida de rApps e xApps com o uso de SMO
  • Testes em pares O-DU Low e High em laboratório da O-RAN Software Community
  • Simuladores para teste e integração, como E2, A1, Open Test Framework e outros

“É gratificante ver o ritmo contínuo da implementação O-RAN de código aberto da OSC”, declarou Jack Murray, copresidente do Comitê Operacional Técnico (Technical Operating Committee, TOC) da OSC e vice-presidente assistente da AT&T. “A AT&T tem orgulho de seguir dando suas contribuições para possibilitar inteligência artificial (IA)/aprendizado de máquina (machine learning, ML) de RAN por meio da implementação do controladora inteligente RAN (RAN Intelligent Controller, RIC) em tempo quase real e fornecer uma plataforma para teste e integração de software.”

“Temos a grande satisfação de ver que o Cherry fez um grande progresso a partir da base Bronze”, afirmou Chih-Lin I, copresidente do Comitê de Gestor Técnico da O-RAN. “Ele não só realiza mais modelos definidos por 3GPP, mas também leva interfaces definidas por O-RAN como E2 e A1 para mais perto da comercialização. Mais tecnologias de ML e IA são implementadas nos projetos RIC, RICAPP e NRTRIC para promover avanços em casos de uso 2e2 de gestão de tráfego, o que torna a RAN mais inteligente. O recém-criado projeto de SMO também merece menção especial pelo rápido impulso que obteve na contribuição para a automação e o gerenciamento da O-RAN em apenas três meses.”

“A Nokia continua sendo muito ativa na O-RAN e uma importante colaboradora para as especificações O-RAN”, comentou Pasi Toivanen, chefe de plataformas de nuvem de borda da Nokia. “Com a versão Cherry, a Nokia está contribuindo para o RIC em tempo quase real e a interface E2 com o objetivo de promover avanços na capacidade de programação RAN, na abertura da rede e na introdução de inteligência IA/ML para a rede. As contribuições também oferecem mais robustez, mais recursos de estrutura xApp e melhor capacidade de gerenciamento de plataforma RIC e xApps.”

“A Radisys segue contribuindo ativamente para a padronização e o desenvolvimento de código aberto da O-RAN. Na versão Cherry, a Radisys aprimorou a implementação O-DU L2 para possibilitar anexação UE e integrado com PHY (O-DU Low) pela interface FAPI para permitir testes de ponta a ponta”, disse Ganesh Shenbagaraman, chefe de produtos e ecossistemas integrados da Radisys.

“A highstreet technologies contribui consideravelmente para O1/OAM em O-RAN e OSC”, afirmou Alfons Mittermaier, diretor administrativo da highstreet technologies. “Esperamos que a arquitetura O-RAN segmentada se torne uma porta mais aberta para pequenas e médias empresas, e implementaremos a versão Cherry em uma rede 5G de referência em Berlim.”

“A HCL tem contribuído para a O-RAN Software Community em diferentes grupos de trabalho com a versão Cherry”, mencionou Ramesh Sriraman, chefe do Centro de Telecomunicações de Excelência da HCL. “Aprimoramos a implementação, a automação, o desempenho e a escala de CI/CD na plataforma RIC em tempo quase real, introduzimos a inteligência IA/ML na rede RAN por xApps e contribuímos para a implementação inicial da interface O-RAN O1 no O-DU. É uma grande honra para a HCL desenvolver conjuntamente com a equipe OSC.”

Para saber mais sobre a versão Cherry da Comunidade de Software O-RAN, leia esta postagem do blog da O-RAN; e para acessar o código, consulte o site da Comunidade de Software O-RAN.

A Comunidade de Software O-RAN continua aberta a todos os participantes que desejam se envolver na criação de software para a RAN do futuro. Para obter mais detalhes, acesse https://www.o-ran.org/software.

Sobre a O-RAN ALLIANCE

A O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial com mais de 240 operadoras de rede móvel, fornecedores, pesquisadores e instituições acadêmicas que atuam no setor de redes de acesso via rádio (Radio Access Network, RAN). Como a RAN é uma parte essencial de qualquer rede móvel, a missão da O-RAN ALLIANCE é reformular o setor para redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. Os novos padrões O-RAN permitirão um ecossistema de fornecedores de RAN mais competitivo e vibrante, com inovação mais rápida para melhorar a experiência do usuário. As redes móveis baseadas em O-RAN melhorarão, ao mesmo tempo, a eficiência das implantações de RAN e as operações das operadoras móveis. Para conseguir isso, a O-RAN ALLIANCE publica novas especificações de RAN, lança software aberto para a RAN e apoia seus membros na integração e teste de suas implementações.

Para mais informações, acesse www.o-ran.org.

Contato:

Contato de RP da O-RAN ALLIANCE