ABAC lança um novo canal: Saber financeiro

Atibaia, SP 1/12/2020 – Nossa proposta é, cada vez mais, ampliar as fontes de informações sobre a essência da educação financeira, na qual o consórcio se insere

Mais uma fonte de informações sobre consórcios e cidadania financeira

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) acaba de lançar um novo canal de comunicação para consumidores e investidores financeiros focado no tema “educação financeira”.

A novidade é uma ação da ABAC em apoio à Semana ENEF – Semana Nacional de Educação Financeira, que vai até final de novembro. Alinhada às orientações do Banco Central, a iniciativa contribui para, ao aumentar o nível de educação financeira do brasileiro, disseminar informações sobre o funcionamento das instituições e dos serviços financeiros, para que os cidadãos possam tomar decisões de forma consciente. Paralelamente, induzir boas práticas, promovendo a inclusão financeira da população, e proporcionar maior proteção ao cidadão consumidor.

O novo site da entidade – saberfinanceiro.org.br – disponibiliza conteúdo exclusivo sobre o assunto, que possibilita aos interessados testar seus conhecimentos e melhorar sua compreensão sobre o mercado financeiro.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, “nossa proposta é, cada vez mais, como entidade representativa do Sistema de Consórcios, ampliar as fontes de informações sobre a essência da educação financeira, na qual a modalidade se insere, bem como incentivar o consumidor a se planejar, investir e gerenciar melhor suas finanças pessoais, ampliando seu conhecimento sobre o assunto”.

Preparado a partir de um quiz, a novidade tem como objetivo fazer com que, por meio de perguntas e respostas, seja possível identificar como andam os conhecimentos e melhorar a relação com o dinheiro.

O quiz é composto por 15 questões de múltipla escolha, respondido sem qualquer cadastro, bastando, ao concluir o teste, verificar o resultado e as dicas recomendadas pela ABAC.

No novo site, é possível ainda encontrar uma relação de posts com os temas abordados nas perguntas. O acesso pode ser feito antes mesmo de participar do quiz, facilitando o estudo e a preparação para, depois, tirar dúvidas sobre as questões que apresentem respostas errôneas, caso isso aconteça.

Na conclusão do teste, em função da dinâmica dos resultados, pode-se conferir a pontuação alcançada e uma breve análise de desempenho. Também aparecem nas questões erradas a indicação dos textos nos quais é possível encontrar a informação correta.

Para navegar nesse novo canal basta acessar: saberfinanceiro.org.br

O que é “educação financeira”?

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Banco Central do Brasil, Educação Financeira é “o processo mediante o qual consumidores e investidores financeiros melhoram a sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros”.

Rossi complementa, lembrando que, “por meio de informação, instrução ou aconselhamento objetivo, podemos desenvolver habilidades e confiança necessárias para nos tornarmos mais cientes dos riscos e oportunidades financeiras disponíveis no mercado”.

Com conhecimento, habilidades e confiança proporcionados pela educação financeira, é possível:

• Fazer escolhas do dia a dia sobre como gastar seu dinheiro e estar em dia com compromissos financeiros;
• Navegar no mercado financeiro, que muda constantemente, e comprar os produtos e serviços que fazem mais sentido para suas próprias necessidades;
• Planejar com antecedência sobre como usar seu dinheiro conquistado com muito suor para seus objetivos de vida, como comprar uma casa ou preparar-se para a aposentadoria;
• Lidar com programas e sistemas do governo local, estadual e nacional, que geralmente são complicados e confusos, até para especialistas;
• Avaliar as informações e os conselhos financeiros que recebem, independentemente se de amigos, da mídia ou de profissionais; e
• Fazer o melhor uso dos recursos que possuem, incluindo benefícios laborais, previdência privada e pública, créditos fiscais, benefícios públicos, investimentos, hipoteca, acesso a crédito e poder aquisitivo.

Sistema de Consórcios hoje

O Sistema de Consórcios conta atualmente com 7,63 milhões de participantes ativos, de acordo com o balanço até outubro, total recorde na história do mecanismo.

Nos dez meses do ano, acumulou 2,48 milhões de vendas de novas cotas, 4,2% maior que as 2,38 milhões dos mesmos meses de 2019, o maior volume registrado dos últimos dez anos. No período foram negociados R$ 131,71 bilhões, 20,1% acima dos R$ 109,69 bilhões. O acumulado de consorciados contemplados nos dez meses aproximou-se de um milhão de cotas, com 991,42 mil contabilizações.

Apesar da atipicidade da pandêmica vivenciada, o comportamento dos consumidores tem sido buscar no consórcio suprir seus objetivos de consumo, formação patrimonial e investimentos, na maneira mais simples e econômica disponível no mercado.

Website: http://saberfinanceiro.org.br

Web Site: