ABNT publica três normas na área de Facility management

São Paulo 24/10/2019 –

A Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC comunica e comemora um avanço em regulação na área de Facility management. Foram publicadas na sexta-feira, 18 de outubro de 2019, novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o setor.

As normas são a ISO 41011:2017 – Facility management — Vocabulário, ISO 41012:2017 – Facility management — Diretrizes sobre processo de compras e desenvolvimento de acordos e ISO/TR 41013:2017 – Facility management — Escopo, conceitos-chave e benefícios.

A ABRAFAC e seus membros trabalharam intensamente para que essas normas fossem publicadas, garantindo a organização, universalização e otimização de processos para acordos e negócios em Facility management no mercado brasileiro.

“A publicação das três primeiras normas da ISO 41000 representam o resultado de quase dois anos de trabalho da ABRAFAC, dos profissionais que se empenharam em adaptar e traduzir os conceitos envolvidos na norma inglesa para o mercado brasileiro”, destaca o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana. “A ação dá um pontapé importantíssimo na preparação das organizações para adoção da Norma de Sistema de Gestão ISO 41001, norma que também já está em fase bastante avançada aqui no Brasil. Sem dúvida alguma, vai elevar o patamar dos contratos, dos processos e dos projetos de facility management no mercado brasileiro”, conclui Thiago Santana.

Confira o resumo de cada norma e como acessar o material completo:

ISO 41011:2017 – Facility management — Vocabulário

Este documento define os termos utilizados nas normas de Facility management, para que haja universalização na linguagem do setor.
Confira: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=427310

Esta norma fornece diretrizes sobre fornecimento e desenvolvimento de acordos em Facility management. Este documento enfatiza: os elementos essenciais nos processos de fornecimento em FM; as funções e responsabilidades de FM em processos de fornecimento; processos de desenvolvimento e estruturas de modelos de acordo típicos.

Confira: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=427312
ISO/TR 41013:2017 – Facility management — Escopo, conceitos-chave e benefícios

Este documento descreve o escopo, conceitos-chave e benefícios de Facility management e fornece um contexto para o uso e aplicação dos termos definidos na ABNT NBR ISO 41011.

Confira: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=427313.

Sobre a ABRAFAC

A ABRAFAC Associação Brasileira de Facilities é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.

Nos últimos anos, a Associação vem se fortalecendo com ações efetivas de promoção de conhecimento e interação da comunidade do setor, sendo reconhecida como agente aglutinador do segmento em suas diversas frentes.

O que são Facilities?

Uma empresa apresenta necessidades diversas para se manter operando de maneira lucrativa e segura. Antes, cada negócio precisava atender às demandas por meio de sua infraestrutura interna. Mas uma opção vantajosa vem crescendo no mercado e merece destaque atualmente: a terceirização de atividades, mais conhecidas como facilities, que são serviços prestados de maneira terceirizada, com o objetivo de otimizar o trabalho e simplificar a vida dos contratantes. Em outras palavras, em vez de contratar a equipe internamente, o empreendedor fechará negócio com outra empresa, que designará os funcionários responsáveis pela efetivação de determinadas operações e tarefas.

Algumas das áreas mais comuns de contratação de facilities são as de apoio, o que engloba serviços como de limpeza, recepção e segurança. Porém, o recurso oferece soluções para os mais diversos setores, como o RH e o departamento pessoal, entre outros.

Website: https://www.abrafac.org.br/