Abrafesta recomenda o uso do termo organizador de eventos para dar mais reconhecimento aos profissionais do setor

15/2/2017 – As doenças da visão geralmente são silenciosas e, em alguns casos, quando o paciente apresenta algum sintoma, a demora do tratamento pode trazer perda da visão, por isso a importância dos exames preventivos

Após analisar com muito critério o mercado de festas e eventos, consultar diversos profissionais e organizações ligadas ao setor e as legislações vigentes, a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos) revisou e atualizou seu Manual de Boas Práticas e passa a recomendar o uso da terminologia Organizador de Eventos por todos os profissionais responsáveis por produzir e organizar um evento social, corporativo, religioso, esportivo ou de governo.

A Abrafesta alerta que a alteração também é uma forma de unificar o termo, já que, atualmente, a atividade é denominada como assessor ou cerimonialista em algumas regiões do país e até mesmo por causa dos diferenciais de serviços. “Acreditamos que ter uma única terminologia reforça e dá mais reconhecimento a essa categoria de profissionais e empreendedores”, afirma Vera Simão, presidente-fundadora da Abrafesta.

A associação também alerta para as habilidades multifuncionais que o profissional deve ter, tais como facilidade de liderança, praticidade para organização, conhecimento sobre fornecedores da área de eventos, técnicas para apresentação e gerenciamento de planilhas de custo. “É imprescindível que o profissional fique muito bem informado em relação às normas e leis que envolvem ao setor”, recomenda Ricardo Dias, presidente da Abrafesta.

Falta de formação

Apesar de o mercado de festas e eventos ter ganhado destaque no cenário nacional no decorrer dos últimos anos, a profissão de organizador de eventos não tem regulamentação específica, ou seja, não existe formação tradicional ou curso universitário relacionado ao setor.

A Abrafesta apurou e tem conhecimento que os cursos superiores que mais oferecem informações pertinentes à organização de eventos são: Hotelaria, Turismo, Propaganda e Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Gestão ou Tecnólogo em Eventos, além de programas de extensão universitária e pós-graduação.

Clique aqui para conhecer a revisão do Manual de Boas Práticas da Abrafesta.

Sobre a ABRAFESTA:

A ABRAFESTA, Associação Brasileira de Eventos, atua desde 2009 certificando e estruturando o mercado de festas, casamentos e eventos. Seus associados recebem orientações sobre inovações no setor, adoção das melhores práticas, importância da qualidade e da capacitação permanente. Reúne as mais prestigiadas empresas do segmento e trabalha para fortalecer cada vez mais o crescente mercado de eventos no Brasil, que em 2014 movimentou R$ 16,8 bilhões, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e encomendada pela Associação.

Informações para a imprensa:

Encaso Comunicação Corporativa

Tel.: +55 11 2950-2849