Abralimp alerta para falsas promessas na contratação de serviços de limpeza

São Paulo 29/6/2020 –

Com o avanço do número de casos e mortes pela pandemia, a Abralimp está preocupada com a desinformação a respeito das melhores práticas de higienização e com as falsas promessas de algumas empresas

Com o avanço do número de casos e mortes pela pandemia, a Associação Brasileira de Limpeza Profissional (Abralimp) está preocupada com a desinformação a respeito das melhores práticas de higienização e com as falsas promessas de algumas empresas. “Nosso papel de esclarecimento neste momento é muito importante pois reunimos entre os associados os maiores especialistas em higienização, ou seja, limpeza profissional e desinfecção de ambientes. A cada dia surgem novas tecnologias e processos, sendo que muitos ou não estão em conformidade com a legislação ou não dão qualquer garantia de eficiência”, alerta o presidente da Abralimp, David Drake.

Um exemplo disso são os túneis ou câmaras de desinfecção que Prefeituras e órgãos públicos começaram a adotar. Segundo nota da Anvisa, “não foram encontradas recomendações por parte de órgãos como a OMS, FDA (agência de medicamentos e alimentos dos EUA), Controle de Doenças dos EUA e Agência Europeia de Substâncias e Misturas Químicas sobre a desinfecção de pessoas no combate à Covid-19 nesta modalidade”.

A Anvisa reporta que a prática pode produzir importante efeitos adversos à saúde em função da exposição de pessoas a substâncias químicas. “Diante disso, é impensável que legisladores ainda queiram adotar a obrigatoriedade destas câmaras em algumas localidades”, afirma o presidente da Abralimp.

Para ajudar a sociedade na tomada de decisão, a Abralimp desenvolveu vários Manuais com Protocolos de Limpeza que podem ser consultados e seguidos por setores privados, públicos e também domésticos. “Causa surpresa vermos demonstrações em vídeos e matérias jornalísticas que mostram o movimento circular na limpeza de superfícies. Ao invés de higienizar, as pessoas estão espalhando o vírus”, acrescenta Érika Duarte, coordenadora de conteúdo técnico da Abralimp.

A união entre as entidades setoriais e o poder público é o melhor caminho para a adoção de diretrizes únicas e consistentes. “Com a divergência de informações, fica difícil uniformizarmos os processos e não é com projetos de lei divergentes que chegaremos às melhores práticas e tecnologias que são eficazes para o combate à disseminação do vírus. A Abralimp segue, nas suas recomendações, as regras da Anvisa, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde de forma a garantir a segurança e a proteção à saúde das pessoas”, diz Drake.

A limpeza profissional tem tecnologias, metodologias e processos. Para ajudar o mercado na escolha de empresas que seguem as melhores práticas, que utilizam tecnologia adequada, que têm acesso a treinamentos e materiais técnicos desenvolvidos pela Abralimp, a entidade lançou o logo “Membro Abralimp” para seus associados. Fique atento.

Saiba mais em www.abralimp.org.br

Website: http://www.abralimp.org.br

Web Site: