Ação pioneira de advocacy da Aldeias Infantis SOS une mobilização online e presencial pelo direito à convivência familiar e comunitária na tríplice fronteira

São Paulo (SP) 23/5/2013 – Uma das ações convida os internautas a se manifestarem por meio de uma atividade lúdica com a criação de pipas virtuais no hotsite Pipas do Iguaçu para compartilhá-las no Facebook e no Twitter.

A Aldeias Infantis SOS Brasil, Organização não governamental sem fins lucrativos, está desenvolvendo uma ampla ação inédita de advocacy que tem como foco sensibilizar as autoridades do Brasil, Paraguai e Argentina, representantes da sociedade civil, empresarial, terceiro setor, poder público e formadores de opinião, para a necessidade de se investir no fortalecimento familiar e comunitário na tríplice fronteira de Foz do Iguaçu (PR).

Localizada no sul do país, Foz do Iguaçu integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, da qual também fazem parte as cidades de Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). Devido à sua localização na fronteira, o município brasileiro enfrenta situações de violação dos direitos fundamentais, que geram graves problemas sociais como a violência e situações de negligência.

A Organização já atendeu mais de 120 mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em 45 anos de atuação no país. Uma das ações de advocacy está centrada na Campanha Pipas do Iguaçu, online, que convida os internautas a se manifestarem também de forma inovadora por meio de uma atividade lúdica com a criação de pipas virtuais no hotsite www.pipasdoiguacu.org.br para compartilhá-las no Facebook
e no Twitter.

A ação será complementada pela realização de uma grande revoada de pipas com cerca de 100 crianças e adolescentes dos três países no local da I Conferência Internacional pelo Direito à Convivência Familiar e Comunitária que a Aldeias Infantis SOS Brasil promoverá no dia 28 de maio de 2013, das 9h às 17h30, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Simultaneamente, serão erguidas pipas em 12 estados do Brasil, em cidades do Paraguai, Argentina e em outros países apoiadores da América Central e da Europa.

I Conferência Internacional pelo direito à Convivência Familiar e Comunitária

A conferência conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e o apoio da Rede Proteger, que reúne 72 entidades de diversas áreas, e já está confirmada a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, Maria do Rosário Nunes. Autoridades e representantes de diversos segmentos das sociedades brasileira, paraguaia e argentina também participarão.

Sandra Greco da Fonseca, Gestora Nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Alejandra Perinetti, Gestora Nacional da Aldeias Infantis SOS da Argentina e Olegário Olmedo, Gestor Nacional da Organização no Paraguai, também estarão presentes no evento, que reunirá em Foz do Iguaçu, segundo a expectativa dos organizadores, mais de 400 representantes de todos os segmentos da sociedade dos países participantes.

O projeto Pipas do Iguaçu está alinhado ao Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária do Ministério do Desenvolvimento Social (PNCFC) e a I Conferência Internacional pelo Direito à Convivência Familiar e Comunitária será realizada no Recanto Park Hotel, localizado na Av. Costa e Silva, 3500, em Foz do Iguaçu (PR) e a sua programação completa está no hotsite www.pipasdoiguacu.org.br.

Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua nos programas de acolhimento e fortalecimento familiar e comunitário, visando defender e garantir os direitos de crianças, adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou que estão prestes a perder os cuidados parentais. Sua história começa em 1949, na Áustria, acolhendo órfãos da Segunda Guerra Mundial e está presente hoje em 134 países, atendendo mais de 2,2 milhões de crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias. No Brasil, com escritório nacional em São Paulo – SP, a Organização desenvolve 20 Programas em 12 estados, no Distrito Federal e foi eleita como uma das titulares do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Saiba como participar da Campanha Pipas do Iguaçu: www.pipasdoiguacu.org.br

Para apoiar a Aldeias Infantis SOS Brasil, visite o site: www.aldeiasinfantis.org.br

Os contatos também podem ser feitos por:
E-mail: [email protected] ou Tel.: (11) 5573-1533 ou (11) 5574-8199

Legenda da foto: Crianças, adolescentes e jovens participantes dos Programas da Aldeias Infantis SOS Brasil

Crédito da foto: Arquivo da Aldeias Infantis SOS Brasil

Website: http://www.pipasdoiguacu.org.br

Web Site: