Administrador premiado pela ADVB-RS troca o varejo pelo empreendedorismo de experiências

Porto Alegre, RS 20/12/2019 – ‘’Quando se está em uma empresa, você corre contra uma esteira. Você nunca vai ser mais rápido que ela, mas quando se empreende, se corre junto com a esteira’’

O Brasil nunca foi tão empreendedor e o sonho de ter o próprio negócio acompanha o cotidiano dos brasileiros. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pela equipe do Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade com apoio do SEBRAE, 51,9 milhões de pessoas entre 18 a 64 anos têm um negócio ou estão envolvidos na criação de um no país.  

Aos 31 anos, William Weber é um dos brasileiros que se encaixa números desta pesquisa. Natural de Esteio, cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre, o atual empreendedor começou a vida profissional na publicidade, criando uma agência com um colega de curso ainda na adolescência aos quinze anos. A primeira tentativa não deu certo e aos 26 anos, o profissional abandonou os empregos tradicionais para empreender. Hoje, o profissional contabiliza participações em diversos empreendimentos. 

Após a investida na agência de publicidade, Weber começou a estagiar em uma concessionária de carros na qual os pais trabalhavam. No local, cresceu como profissional e teve o seu trabalho reconhecido em diversas premiações nas categorias de marketing, gestão de pessoas e negócios. Uma delas foi o prêmio Top de Marketing promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil do Rio Grande do Sul, a ADVB-RS, um dos mais tradicionais do ramo.

Querendo gerar impacto e com desejo de empreender ainda vivo e na concessionária, Weber abandonou o emprego. Com a ideia de fundar um local onde profissionais de diversas áreas compartilhassem o mesmo espaço, o empreendedor inaugurou em 2010 o primeiro coworking do Rio Grande do Sul, o Cuento Coworking, localizado em Porto Alegre.

‘’Quando se está em uma empresa, você corre contra uma esteira. Você nunca vai ser mais rápido que ela, mas quando se empreende, se corre junto com a esteira’’, exemplifica o palestrante sobre a experiência de empreender.

Conforme a pesquisa a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o sonho de ter o próprio negócio ultrapassou o de fazer carreira em uma empresa. Enquanto empreender ocupa a 4ª posição no ranking, construir uma carreira em um estabelecimento ocupa o 8° lugar. O levantamento foi construído a partir de 2000 entrevistas com a população adulta de 18 a 64 anos, entre os meses de março e julho de 2018.

Descrente de que terminar a faculdade era sinônimo de concluir os estudos, Weber cursou Administração de Empresas após o curso de Publicidade. Acreditando na importância de formações transversais para complementar o conteúdo visto em sala de aula, ele fez um mestrado em Gestão e Negócios na Unisinos, com titulação de Master Gestion et Affaires na Université de Poitiers, na França e também fez cursos de formação na Disney.

Para ele, o conhecimento em diversas áreas quando se é empreendedor é um atributo importante. ‘’É contar com diferentes ferramentas para solucionar melhor os problemas’’. Além do mestrado e de cursos na área, o empreendedor se dedica a pós-graduação em Filosofia e em aprender a tocar piano, além das palestras e workshops que ministra. Hoje, além de palestrante, Weber é também especialista em empreendedorismo e marketing de experiências.

Dez anos depois, com diversas formações e participações em empreendimentos,  Weber subiu novamente ao palco para receber o prêmio Top de Marketing da ADVB-RS, mas desta vez como pessoa física e não como funcionário de uma empresa. Com a plataforma on-life ‘’Acredita! Vai dar certo’’, onde compartilha conteúdos sobre empreendedorismo, Weber levou a premiação em uma categoria inédita, a de Top Influenciador Digital.

‘’É uma chancela ganhar um prêmio como esse, é a certeza que estou no caminho certo e que levo um bom conteúdo para as pessoas’’, orgulha-se Weber ao ter o seu trabalho reconhecido ao lado de grandes empresas como as lojas Lebes e a Unisinos, instituições também premiadas pela ADVB-RS neste ano. 

Atualmente, o palestrante e especialista em marketing de experiências participa de empreendimentos em diversas áreas, entre elas o varejo, e se considera ‘’o ombro amigo do empreendedor’’ e aquele que vai estimular esse sonho, ministrando palestras, workshops e escrevendo sobre como abrir um empreendimento de sucesso. Em 2018, Weber resolveu compartilhar os seus aprendizados em um livro e lançou o que ele chama de ‘’workshoplivro’’, Os dez passos mágicos para o sucesso, pela Lura Editorial. 

Website: https://www.williamweber.com.br/

Web Site: