Advocacia e Tecnologia: um relacionamento cada vez mais próximo e com boas oportunidades

São Paulo – SP 11/9/2019 –

A advocacia 4.0 virtualiza diversas demandas da operação, minimiza tarefas repetitivas e potencializa os recursos humanos com confiabilidade e segurança.

Qual é o futuro da advocacia relacionada ao desenvolvimento de tecnologias jurídicas?

Em um mundo digital que se conecta globalmente com pessoas e objetos, a tecnologia traz um novo modelo de relação interpessoal e de trabalho. Em todas as áreas as mudanças têm impacto significativo no formato tradicional de trabalho humano. Nos Estados Unidos cafés e sanduíches já são feitos por robôs e entregues por drones, por meio de alguns cliques no seu aplicativo favorito; em todo o mundo professores virtuais em plataformas de e-learning dão passos importantes para um aprendizado significativo e personalizado em um modelo não presencial; na medicina as cirurgias automatizadas e a distância ganham destaques na mídia; inúmeras empresas já atendem a milhares de clientes com robôs inteligentes; os bancos já são virtuais e são um sucesso entre os jovens.

Muitos advogados e escritórios refletem o futuro da advocacia na era digital. Na Europa já existem comissões que visam determinar os limites da Inteligência Artificial para que ela seja sempre uma ferramenta de auxílio e não substitua o exercício humano na tomada de decisões jurídicas. Certamente muitas das atividades cujas atribuições sejam meramente operacionais tendem a ser descontinuadas em prol de sistemas que possam melhor gerenciá-las.

É imprescindível compreender as oportunidades que atualmente a tecnologia nos oferece de forma a rever e até reinventar a própria prática da gestão da advocacia estabelecendo novas posturas e estratégias.

A seguir, uma entrevista com Marcelo Bertoncini, advogado e sócio da TECNO2, Lawtech especializada em tecnologia jurídica que oferece serviços de Data Mining para grandes instituições, além de possuir mais de 20 mil usuários cadastrados no software jurídico TecnoJURIS, que atende escritórios de advocacia e áreas jurídicas de empresas em todo o Brasil.

Como você vê o futuro da Advocacia?
MB:
 o futuro já está acontecendo. Estamos vivendo a 4ª revolução da Tecnologia, relacionada ao crescente poder computacional com o processamento e análise de grandes bases de dados por meio de sistemas inteligentes. Por isso podemos considerar a importância da advocacia 4.0 que virtualiza as demandas operacionais e administrativas para sistemas de gestão que promovam rapidez, confiabilidade e segurança, potencializando o trabalho intelectual e evitando tarefas repetitivas.

Como entende o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) na Advocacia?
MB:
 o desenvolvimento da Inteligência Artificial, cada vez mais, promoverá para os escritórios de advocacia a redução de erros, a ampliação da produtividade e facilidade de mensurar índices financeiros e de performance por meio de uma gestão eficaz do contencioso, consultivo e financeiro.

O que a TECNO2 oferece de soluções em IA?
MB:
 além do sistema inteligente que processa informações, andamentos e arquivos em processos digitais, lançamos recentemente uma inteligência artificial que aprende à medida que é utilizada. No geral ela acompanha o andamento do processo e sugere ações práticas ao usuário, identificando obrigações, prazos de recursos, agendamento de audiências, decisões e encerramentos, sempre com a finalidade de otimizar a gestão dos processos levando em conta as próprias rotinas do escritório.

Como funciona?
MB:
 No caso do nosso software TecnoJURIS, voltado para Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, o sistema inteligente processa novos andamentos e faz download automático de arquivos, mantendo atualizadas as pastas dos processos com todos os arquivos eletrônicos, reduzindo centenas de horas de trabalho manual das equipes e, consequentemente, melhorando os processos internos e economizando muito dinheiro, tornando o escritório mais competitivo e moderno.

Quais outros serviços inteligentes disponibilizam?
MB:
 No caso de operações de massa de processos, grandes escritórios ou conglomerados, disponibilizamos o TecnoMiner, que faz serviços de higienização, saneamento e mineração de dados processuais. A plataforma monitora as novas ações e distribuições judiciais, além de processar novos andamentos para gestão estratégica processual e preventiva de risco.

Para Bertoncini, a tecnologia, devidamente aplicada, só traz benefícios na operação do advogado, revertendo em otimização, diminuição de custos e gestão estratégica, trazendo novos clientes e atendendo melhor os clientes já existentes.

Serviço:
Tecno2 – Tecnologia Jurídica inteligente
www.tecno2.com.br – (11) 3564-0922

Website: http://www.tecno2.com.br

Web Site: