Advocacy é tema de aula em curso sobre jornalismo investigativo

São Paulo, SP 1/10/2020 –

Especialista vai falar sobre participação social, lobby, Advocacy e mudanças sociais e políticas

No dia 06 de outubro, Daniela Castro, diretora executiva da Impacta Advocacy, dará uma aula do curso “Jornalismo, Covid-19 e Corrupção”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Na aula “Lobby e a captura das decisões políticas”, que acontecerá das 9h às 11h, Daniela falará sobre jornalismo investigativo, lobby, Advocacy e transformação.

O curso, realizado em parceria com a Transparência Internacional Brasil e com o apoio da Fundação Konrad Adenauer, visa à capacitação de 80 jornalistas para a compreensão de temas centrais à análise dos atos de corrupção durante a pandemia de Covid-19 e seus efeitos no país. As aulas vão abordar transparência pública, medidas de retomada econômica durante a pandemia e outros temas relacionados à pauta da corrupção no âmbito da gestão da crise sanitária.

“Falar sobre Advocacy com jornalistas, em especial aqueles que se propõem a realizar investigações, é fundamental no atual contexto político, econômico e social, pois é uma estratégia para promover mudanças comportamentais, sistêmicas e políticas. Um plano de Advocacy é uma jornada pela qual podemos conseguir vitórias tão necessárias atualmente”, afirma Daniela.

Além de Daniela, que é advogada, mestre em Economia e uma das fundadoras do Pacto pelo Esporte e membro do Comitê Gestor do Rating Integra, compõem o corpo docente do curso: Jorge Hage, ex-ministro da CGU (Controladoria Geral da União); Fernanda Campagnucci, diretora executiva da Open Knowledge Brazil; Luiz Navarro, do Comitê Consultivo Sênior da Academia Internacional Anticorrupção; e Juliana Dal Piva, jornalista investigativa de O Globo e da revista Época, entre outros.

Podem se inscrever para o curso jornalistas que tenham pelo menos uma reportagem publicada, em veículos impressos, online, radiofônicos ou televisivos, sobre temas relacionados à transparência e integridade, como improbidade administrativa, segurança pública, dados abertos, lavagem de dinheiro e corrupção. Mais informações sobre o evento podem ser vistos aqui: https://docs.google.com/document/d/1So_FSoFHYHqpPBPJAUqFFwdZkl4qILjCSJDPAIFrUGc/edit.

Website: https://docs.google.com/document/d/1So_FSoFHYHqpPBPJAUqFFwdZkl4qILjCSJDPAIFrUGc/edit

Web Site: