Afinal, as empresas estão preparadas para voltar ao trabalho presencial?

São Paulo 13/7/2020 – “O desafio agora é oferecer um ambiente seguro aos funcionários, dentro das regulamentações legais, tentando minimizar as turbulências na rotina operacional.”

Como as empresas podem contribuir com o retorno seguro de seus colaboradores ao trabalho.

Desde o início do mês de Junho, escritórios e estabelecimentos comerciais por todo o Brasil têm retomado suas atividades presenciais de forma gradativa. Somente na cidade de São Paulo, estima-se que milhares de estabelecimentos já estejam com suas operações presenciais parcialmente  funcionando (com horário restrito e limitação no número de pessoas presentes).

O tema, porém, ainda levanta muitas dúvidas e questionamentos, criando, por vezes um clima de fla x flu diante da adoção (ou não) de práticas de cuidado e proteção contra o contágio. A realidade é que, ainda que se trate de um assunto de extrema importância para toda a sociedade, há muito pouco material disponível para as organizações e estabelecimentos traçarem um plano adequado de retorno ao trabalho presencial, prezando pela saúde física e emocional dos seus colaboradores.

Pensando nisso, o pesquisador e consultor Alexandre Pellaes decidiu investigar e compilar as melhores práticas de retorno ao trabalho, com base em diversas pesquisas realizadas em organizações ao redor do mundo. O resultado é organizado na forma de um manual com os principais tópicos e pontos de reflexão para o redesenho das relações de trabalho presencial.

Após ouvir casos de empresas e organizações que já estavam cometendo alguns erros em lidar com a situação – algumas até “forçando” o retorno sem um plano estruturado, Alexandre iniciou uma busca por referências, dicas e melhores práticas em empresas, escritórios e diferentes tipos de organização.

Os cuidados não apenas com o impacto físico, ou seja, a possibilidade de contágio. As organizações também têm o desafio de considerar o impacto psicológico sobre suas equipes.

“Ouvi casos delicados de má gestão no processo, imposição de hierarquia, comentários do tipo “agora acabou a palhaçada” e um dos exemplos mais preocupantes – um diagnóstico positivo de COVID-19, que foi mantido em segredo para o resto do time”, afirma o pesquisador.

O material, que estava previsto inicialmente para ser um artigo curto, acabou se tornando um ebook completo, gratuito e bastante didático que as empresas podem usar para traçar seus planos de retorno.

“Não é um manual definitivo”, indica Pellaes. “Trata-se de um material que demanda acompanhamento e revisão individual. É um ponto de partida para que as organizações estabeleçam um novo ritmo de ação, para que todos possam voltar ao trabalho presencial de forma segura e efetiva”.

Alexandre Pellaes é um dos principais especialistas brasileiros em temas relacionados às relações de trabalho e seus efeitos sobre o bem-estar das pessoas. O impacto da pandemia trouxe à tona discussões e reflexões importantes sobre novos formatos de trabalho, como o home office e times distribuídos. Algo que a maioria das empresas consideravam apenas como o futuro do trabalho rapidamente lhes foi imposto como presente.

“O desafio agora é oferecer um ambiente seguro aos funcionários, dentro das regulamentações legais, tentando minimizar as turbulências na rotina operacional. É responsabilidade de todos nós zelarmos pelo compromisso social, oferecer desenvolvimento aos colaboradores e formarmos melhores cidadãos”, conclui.

O download do Ebook Melhores Práticas de Retorno ao Trabalho é gratuito e pode ser feito direto no site www.alexandrepellaes.com.br na aba downloads.

Website: http://www.alexandrepellaes.com.br

Web Site: