Agronegócio pode ter crescimento de 3,2% em 2020, segundo dados

São Paulo 10/2/2020 –

O agronegócio brasileiro foi o que mais se destacou no ano de 2019 e é uma das áreas mais promissoras quando se leva em consideração a atual situação econômica do país.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor superou as expectativas iniciais para o ano anterior, batendo 1,4% de crescimento. A meta era de 0,5%. Para o ano de 2020, estima-se que o crescimento baterá a marca de 3,2%.

Segundo informações apresentadas pela Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais, o valor bruto da produção passou de R$ 66 bilhões, crescendo 5,8% em 2018. O alimento que apresentou um crescimento muito superior em relação ao ano de 2019 foi a carne bovina. O setor fechou o ano com um faturamento superior de 11,7%.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU), Gilberto de Oliveira Dias, o clima na região foi um os grandes responsáveis pela baixa produção de soja em 2019. Foi preciso implementar a estratégia de manutenção de preço para conseguir a recuperação do cenário no final de 2019.

Segundo Gilberto de Oliveira Dias, as condições para o agronegócio em 2020 são muito favoráveis. O cenário é de juros mais baixos, dólar alto, inflação controlada e, o mais importante, a liquidez do produto. Outra vantagem considerável diz respeito ao mercado externo.

O agronegócio brasileiro está otimista em relação as exportações para o ano de 2020

O cenário para as exportações de soja é positivo para o ano que se inicia. As relações comerciais entre EUA e China não devem afetar o mercado brasileiro. O Brasil vai voltar a exportar para a China e as previsões são de preços estáveis. A expectativa para o ano de 2020 no agronegócio é favorável.

Gilberto de Oliveira Dias destaca a importância da exportação para os produtores, uma vez que não se pode depender apenas do mercado interno para garantir o faturamento esperado.

O cenário internacional vai manter a alta demanda em 2020, desse modo, o mercado deve se manter atrativo para os produtores ao longo do ano. O setor de grãos, principalmente milho e soja, pode ser impulsionado por essa valorização.

Para que o crescimento se mantenha em 2020, é preciso investir em tecnologia avançada na área do agronegócio. A retrospectiva do ano anterior mostra que é preciso aplicar em soluções inteligentes para que o setor seja tão competitivo quanto o mercado externo e para que o brasileiro possa competir de igual para igual com os produtores internacionais.

É muito importante para a expansão e desenvolvimento de qualquer negócio escolher sempre a solução mais adequada em termos de tecnologia. Sendo assim, é essencial implementar um sistema de gestão ERP para agronegócio.

A Magistech é uma empresa especializada na instalação de sistema de gestão e fornece as melhores ferramentas para a gestão de atividades do agronegócio. A empresa tem como principal objetivo oferecer aos clientes gestão de alta performance e as melhores tecnologias para garantir as melhores condições de produção.

Website: https://www.magistech.com.br/