AHF: é necessária uma unidade regional necessária para deter a pandemia de COVID-19 na América Latina

LOS ANGELES 27/7/2020 –

A América Latina e o Caribe continuam sendo o epicentro da pandemia de COVID-19, com 4.364.705 casos confirmados e 183.481 mortes em 26 de julho, tornando-a a segunda região mais afetada do mundo, depois dos Estados Unidos.

A AIDS Healthcare Foundation (AHF), a maior organização mundial de combateàAIDS, fornece atualmente assistência e/ou serviços médicos a mais de 1,4 milhões de pessoas em 45 países do mundo, nos Estados Unidos, África, América Latina e Caribe, na região Ásia-Pacífico e Europa. Por mais de 30 anos, a missão da AHF tem sido fornecer “assistência médica de ponta e advocacy, independentemente da capacidade de pagamento das pessoas”.

Como uma organização global cujos programas de HIV e clínicas de saúde têm sido diretamente afetados ao longo dos anos por outras epidemias que têm impactado a população mundial, como o Ebola, Zika, SARS e agora a COVID-19. Estamos profundamente alarmados com a falta de coordenação entre os países, as diferenças na comunicação e a ausência de um plano unificado de resposta de emergência COVID-19 para a região da América Latina.

Por estas razões, instamos os países latino-americanos a adotarem rápida e efetivamente uma estratégia de respostaàCOVID-19, baseada em critérios unificados e evidências científicas, a fim de deter o crescimento contínuo e descontrolado de novos casos e mortes pelo coronavírus, que se intensificaram ainda mais desde o início de junho de 2020. São necessárias medidas urgentes para proteger a segurança da saúde pública regional, respeitando os direitos humanos fundamentaisàvida eàsaúde de todas as pessoas na América Latina, independentemente de idade, sexo, origem étnica ou status socioeconômico.

Não há mais tempo a perder! Estamosàbeira de uma catástrofe que terá consequências geracionais para as pessoas e países de nossa região. Qualquer interesse político deve ser subordinado ao interesse maior, que é preservar e salvar o maior número possível de vidas humanas. As medidas mais imediatas devem ser direcionadas para garantir o apoio dos governos no fornecimento de alimentos e suprimentos para o controle de infecções, tais como máscaras de proteção, para as populações mais vulneráveis.

Até que, vacinas e/ou tratamentos eficazes estejam disponíveis e acessíveis a toda a população da região, a AHF insiste com os governos dos países latino-americanos a implementarem um plano unificado de resgate para agir na crise da COVID 19, baseado em evidências científicas que incluem as seguintes prioridades:

1. Retomar as atividades econômicas de forma planejada e estratégica, baseada em evidências científicas com métricas confiáveis que forneçam informações precisas para a tomada de decisões em tempo hábil e que contribuam para recalibrar permanentemente o caminho e proteger a saúde pública.
  2. Implementar um plano de preparação e resposta para limitar a perda de vidas devido a novos surtos
  3. Implementar uma estrutura de resposta com critérios, procedimentos e informações unificadas e coordenadas para a região, que evite a disseminação de mensagens contraditórias e confusas.
  4. Ampliar o acesso aos testes PCR para o diagnóstico oportuno de casos ativos do COVID-19.
  5. Implementar sistemática e metodicamente a busca de casos, rastreamento de contatos, medidas de isolamento e manter a rastreabilidade de casos positivos para estabelecer contatos próximos.
  6. Assegurar acesso universal e gratuito aos cuidados de saúde para todos os afetados, assim como tratamento e vacinas, quando disponíveis.
  7. Promover o uso correto das máscaras de proteção entre a população em geral.
  8. Comunicaràpopulação, de maneira clara e acessível, os cuidados pessoais que devem adaptar para evitar infecções, dependendo de sua atividade, nível de risco, exposição e comorbidades.
  9. Diante de uma crise econômica sem precedentes, combater a fome e fornecer ajuda alimentar aos grupos mais vulneráveis.
  10. Implementar medidas para preservar o progresso feito no controle do HIV, tuberculose, malária, dengue, cólera e outras doenças infecciosas transmissíveis.
  11. Garantir o acesso e disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI) para trabalhadores da saúde, treinamento adequado em seu uso e acesso aos testes de diagnóstico que eles requerem.
  12. Promover a conscientização da sociedade para prevenir o estigma e a discriminação contra trabalhadores da saúde, pessoas infectadas com COVID-19 e aqueles que se recuperaram.

O HIV/AIDS nos ensinaram que, para deter a pandemia da COVID-19, precisamos de uma estratégia de resposta coordenada, envolvendo uma ampla gama de instituições e programas sociais, além do atendimento médico.

A AHF também convida a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a aderir a este chamado para instar os governos a tomarem medidas unificadas e eficientes para combater a pandemia COVID-19 e mitigar seu grave impacto na região da América Latina.

Devemos prestar atenção às dolorosas lições aprendidas com a pandemia de HIV/AIDS nos últimos 30 anos: detecção precoce, prevenção, conscientização da sociedade, cuidados para os mais vulneráveis e uma abordagem integrada dos cuidados deve ser combinada com uma ação decisiva e unificada em toda a região para o benefício de todas as pessoas na América Latina.

Sobre a AIDS Healthcare Foundation (AHF)

A AIDS Healthcare Foundation (AHF) é a maior organização mundial de AIDS, atualmente oferece atenção e/ou serviços médicos a mais de 1.4 milhões de pessoas em 45 países em todo o mundo – nos Estados Unidos, África, América Latina / Caribe, região da Ásia / Pacífico e Europa do Leste. Para obter mais informações sobre AHF, visite nossa página: www.aidshealth.org, encontre-nos no Facebook: www.facebook.com/aidshealth e siga-nos non Twitter: @aidshealthcare e Instagram: @aidshealthcare.

Contato:

CONTATOS DE MÍDIA NOS EUA:

Ged Kenslea, Diretor Sênior de Comunicações AHF

+1 323 308 1833 Escritório

+1 323 791 5526 Celular

Denys Nazarov, Diretor de Política Global e

Comunicações AHF

CONTATOS DE MÍDIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE:

Guillermina Alanís, Diretora de ADVOCACY

Sergio Lagarde, Diretor de Marketing