Amigo de Valor mobiliza R$ 10 milhões em doações

São Paulo, SP 13/11/2019 – O Santander tem 25 milhões de clientes. Nossa meta é sensibilizar um milhão deles para que passem a contribuir

Pessoas físicas e empresas que desejam apoiar projetos sociais em diversas regiões do Brasil têm um motivo a mais para realizar suas doações ainda neste mês: os recursos doados podem ser deduzidos na declaração do Imposto de Renda que será entregue em 2020, dentro de limites e condições pré-estabelecidas, gerando benefícios tanto para quem contribui quanto para as instituições que recebem os valores.

Um número cada vez maior de pessoas e empresas têm aproveitado este benefício para apoiar causas sociais. Faltando menos de um mês para seu encerramento, a campanha deste ano do Amigo de Valor, do Santander Brasil, já superou a marca de R$ 10 milhões em contribuições de funcionários e clientes do banco. A expectativa é angariar 15 milhões nesta 18ª edição do programa, superando os R$ 13,9 milhões da campanha de 2018. As doações podem ser realizadas até o dia 30 de novembro.

O Amigo de Valor destina parte do IR devido, de forma simples e prática, aos Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Neste ano, os recursos mobilizados por meio desta iniciativa do banco apoiarão 57 projetos em benefício de 7,5 mil crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para pessoas físicas que declaram pelo formulário completo, é possível destinar até 6% do IR. Empresas tributadas pelo lucro real podem direcionar até 1%. O recurso doado é deduzido na declaração de IR, mas também é permitido fazer doações não dedutíveis – os clientes que fazem declaração simplificada têm a opção de fazer uma doação de qualquer valor a partir de R$15.

A superintendente executiva de Sustentabilidade do Santander, Karine Bueno, destaca o potencial de mobilização social do programa. “Em 2018, foram realizadas 12 milhões de declarações completas. Apenas 74 mil fizeram algum tipo de destinação. O Santander tem 25 milhões de clientes. Nossa meta é sensibilizar um milhão deles para que passem a contribuir”, afirma.

Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma plataforma transacional no site do Amigo de Valor em que o cliente pode fazer a doação online com débito em conta, além de conhecer e escolher o projeto com o qual deseja contribuir. Além de simplificar o processo de doação, a plataforma apresenta aos doadores todos os projetos apoiados pelo programa de forma detalhada, com imagens, descrição, quantidade de crianças atendidas, meta de arrecadação, entre outras informações.

Perspectiva de futuro

Um dos projetos apoiados pelo Amigo de Valor é o Comviva, de Caruaru (PE), que atende 300 jovens em diferentes frentes, desde a promoção de cultura e lazer até orientação e emancipação profissional. A coordenadora da ONG, Verônica Alves da Silva, diz que os recursos recebidos permitem uma perspectiva de futuro às atividades desenvolvidas. “Com esse suporte, conseguimos fazer planejamento a longo prazo, cientes de que estamos fazendo nosso trabalho bem-feito e com transparência. Assim, sabemos que nosso projeto terá continuidade e não será interrompido por falta de verba”, salienta.

Beneficiado pelo Comviva desde os 11 anos, Renato da Silva Nascimento, hoje com 18 anos, deseja se tornar um educador do programa. “Quero contribuir para outras crianças terem a mesma oportunidade que eu tive. Aprendi percussão aqui. Agora, quero ensinar outros garotos e garotas, para que também possam mudar suas vidas”, afirma ele, que hoje também atua como empreendedor, produzindo e vendendo bolos.

João Valério Alves Neto, 39 anos, psicólogo e gestor de políticas públicas, afirma que o Amigo de Valor muda o panorama das comunidades onde atua. “Acompanho dois projetos em pequenas cidades do interior do Rio Grande do Norte: o Família Guardiã, em Felipe Guerra, e o Renascer, em Guamaré. Ambos só são viáveis com o suporte do Amigo de Valor. Em dois anos, cada programa recebeu R$ 400 mil para continuar promovendo a cidadania e o bem”, relata.

Os projetos incluídos na plataforma do Amigo de Valor atuam em linha com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tratam de questões como: acolhimento institucional, medida socioeducativa, educação, maus tratos, álcool e drogas, criança e adolescente com deficiência e projetos socioassistenciais. Além de atuar na destinação dos recursos, o Santander investiu mais de R$ 20 milhões na seleção e acompanhamento das iniciativas, de forma a garantir a qualidade do programa ao longo do últimos 17 anos.

Para obter mais informações sobre o programa e as iniciativas apoiadas basta acessar o site www.santander.com.br/amigodevalor.

Website: http://www.santander.com.br/amigodevalor

Amigo de Valor mobiliza R$ 10 milhões em doações