ANCP celebra os 25 anos do Programa Nelore Brasil

Ribeirão Preto (SP) 19/2/2013 – Comemoração contará com homenagens, Sumário e Seminário dedicados à contribuição à evolução da Pecuária Nacional

A comemoração das Bodas de Prata do Programa Nelore Brasil acontece no dia 5 de abril, durante o 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, as palestras abordarão Mercado da Pecuária Brasileira e a contribuição do Programa Nelore Brasil para o melhoramento animal e para a Pecuária. Também será a oportunidade para o lançamento do Sumário de Touros, edição Abril/2013, com as avaliações genéticas dos reprodutores das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.

O Sumário irá apresentar novidades que irão movimentar o setor: três novas DEPs* para características de composição de carcaça relacionadas a qualidade de carne e rentabilidade para o produtor.

*DEP, sigla de Diferença Esperada na Progênie; valor genético de um animal transmissível a seus descendentes.

PROGRAMA NELORE BRASIL

Em abril de 1988 o programa Nelore Brasil foi instituído com a participação de criadores que acreditavam na contribuição da ciência para melhorias no campo e de pesquisadores do Departamento de Genética da FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo).

Ao longo dos anos, o programa passou por várias transformações e conquistas. Alguns fatos foram marcantes e determinantes nessa história, como o embrião do Nelore Brasil, primeiro projeto de melhoramento genético de Nelore do Estado de São Paulo, constituído por dois pioneiros do setor: Arnaldo Zancaner, criador persistente e entusiasta da ciência, e o engenheiro agrônomo e geneticista Prof. Dr. Warwick Estevan Kerr, especialista que sempre compartilhou sua experiência.

Nestes 25 anos, o progresso genético obtido pelas fazendas participantes do Nelore Brasil tem contribuído para tornar a pecuária nacional cada vez mais eficiente. Uma história viva, que continua a evoluir.

ANCP

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) foi instituída em abril de 1996, após mais de 30 anos de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, marcando a história da pecuária nacional por unir criadores e pesquisadores com o objetivo de aprimorar e desenvolver novos programas de Melhoramento Genético. Outro propósito foi atender às portarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tratam do registro e emissão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP).

Por meio das avaliações genéticas é possível identificar, selecionar e oferecer ao mercado, reprodutores e matrizes superiores para características de interesse econômico, como fertilidade, ganho de peso e qualidade de carcaça.

A ANCP com sede em Ribeirão Preto (SP), coordenada pelo Prof. Raysildo Barbosa Lôbo, é uma instituição ímpar no Brasil e no mundo por agregar pecuaristas selecionadores de bovinos das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, localizados em 18 estados brasileiros, Bolívia e Paraguai.

Atualmente a ANCP trabalha com mais três programas de melhoramento genético, além do Programa Nelore Brasil, sendo eles: o PAGRG (Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá– Guzerá Brasil), o PMGRB (Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman) e o PMGRT (Programa de Melhoramento Genético da Raça Tabapuã). Os quatro programas totalizam mais de 2,2 milhões de animais avaliados e mais de 6 milhões de pesagens que garantem a consistência do programas de melhoramento da ANCP.

Website: http://www.ancp.org.br

Web Site: