Angela Hirata explica sua visão sobre internacionalização

São Paulo, SP 5/7/2013 –

Estar sempre atento ao movimento e a tendência do mercado para criação e inovação nos produtos, sem nunca alterar a identidade e o DNA da marca. Esse é o conselho da expert em comércio exterior, Angela Tamiko Hirata. A executiva sócio-diretora da Suriana, que esteve à frente da expansão internacional de marcas brasileiras, defende que quando o assunto é expansão para novos mercados não importa o tamanho da empresa, mas sim o que deseja ser. “É importante lembrar que a inovação é resultado de reconhecimento do público que passa a desejar o novo produto em questão”, diz. Nesse sentido, os empresários se deparam com dois caminhos: atender o mercado massivo ou posicionar sua marca e buscar nichos de mercado específicos.
De acordo com Angela, o comportamento do consumidor não está apenas atrelado ao estilo de vida, mas também a esfera econômica. Esta é a razão que leva às empresas a estarem sempre mantendo a imagem da marca e produtos diante do público-alvo. “É preciso ter uma forma efetiva de comunicação para estar inserida no contexto da vida dos consumidores, sempre com destaque principal para os pontos-de-venda”, ressalta.
Angela atualmente dedica parte do seu tempo dividindo sua experiência e ministrando palestras para diversos setores e segmentos, motivando e inspirando estudantes das mais importantes universidades e executivos de grandes empresas, inclusive já palestrou em Congressos Internacionais com Philip Kotler, Jack Welch, Muhammad Yunus, Francis Coppola, entre outros. Na Suriana, atende diferentes clientes que desejam levar marca e produtos ao exterior. Além disto, auxilia empresas estrangeiras a desenvolverem mercado no Brasil e aqui se estabelecerem.
Angela foi diretora presidente da empresa TNK, do Grupo Azaléia, voltada para comércio internacional e private label de calçados para marcas como Anne Taylor, Anne Klein, Banana Republic, GAP, Sérgio Rossi, Stephan Kelian, entre outros, no período de 1990 a 1997. Teve também grande participação na introdução de insumos para calçados esportivos de alta performance, fabricados no Japão e Coréia. No período de 1998 a 2000, trabalhou como consultora de marketing de telefonia celular da Phillips do Brasil. Foi diretora de Comércio Exterior da São Paulo Alpargatas, no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2004, onde, junto com sua equipe, assumiu o desafio de promover uma expansão internacional, com foco no posicionamento da marca Havaianas. Hoje, sob nova direção, desde a sua aposentadoria, os produtos são exportados para mais de 80 países, mantendo o posicionamento “top” e a ênfase na valorização da marca.