ANSEGTV é criada para incentivar livre concorrência e boas práticas no mercado de transporte de valores

São Paulo 9/9/2019 –

Queremos fazer parcerias para contribuir com a segurança pública e funcionar como um observatório para mensurar os efeitos das boas práticas no nosso mercado.

Com 12 empresas associadas, entidade nasce em âmbito nacional para difusão de conhecimento e contribuir para a evolução do segmento.

Fomentar a livre concorrência e a cultura de boas práticas na segurança privada são os principais objetivos da Associação Nacional de Segurança e Transporte de Valores (ANSEGTV). As 12 empresas associadas estão presentes em 24 estados e no Distrito Federal. A entidade terá os eixos: grupos de estudo, eventos, missões, pesquisas e difusão. Todos convergindo para elevar a qualidade do serviço e ampliar o atendimento no setor de segurança privada e transporte de valores.

“Temos um mercado muito importante para o funcionamento da economia e da sociedade, mas que precisa se modernizar com novos investimentos e com uma saudável desconcentração”, diz o diretor presidente da ANSEGTV, Gabriel Montenegro Damasceno. “Novos investimentos significam uma nova mentalidade, principalmente para dotar o transporte de valores, numerários e a segurança privada como um todo mais segura”, afirma. As três maiores empresas têm 80% do share. O mercado de segurança privada no Brasil emprega mais de 500 mil trabalhadores formais e tem faturamento anual de R$ 33 bilhões.

Os ataques a bases de transporte de valores assustam a sociedade e degradam o ambiente de negócios. Investimentos em prevenção evitariam — ou pelo menos diminuiriam — estes incidentes que contaminam todo o setor. “Um dos grandes custos para o mercado, que faz parte do Custo Brasil, são os seguros cobrados no transporte de valores. A renovação da apólice tem ocorrido com reajustes de 100 a 300% ao ano por conta dos incidentes que poderiam ser evitados”, explica Damasceno. Todo mundo acaba pagando a conta. As empresas pequenas e médias são as mais prejudicadas com os custos que as resseguradoras impõem para todos igualmente.

Para incentivar uma nova mentalidade no transporte de valores, a ANSEGTV atuará não apenas como uma representante institucional das empresas perante as autoridades. “Queremos fazer parcerias para contribuir com a segurança pública e, complementarmente, funcionar como um observatório para mensurar os efeitos das boas práticas no nosso mercado”, afirma.

A livre concorrência é uma condição primordial, segundo Damasceno, para que a segurança privada seja modernizada no Brasil. Um dos focos da entidade é o estudo da reestruturação do marco regulatório do segmento, tratada em projeto que atualmente tramita no Senado. Se aprovado, o Substitutivo da Câmara dos Deputados nº6 de 2016 (SCD 6/2016) criará o Estatuto da Segurança Privada. “Nosso objetivo é que esta lei modernize a legislação do segmento, crie mais empregos e garanta maior atração de investimentos, respeitando o livre mercado e a livre iniciativa”, diz o presidente da ANSEGTV”.

As empresas que formam a ANSEGTV:

BRASIFORT
BLUE ANGELS
CEFOR
CORPVS
ESQUADRA
FEDERAL SEGURANÇA
FIDELYS
GLOBALSERVICE
SACEL
SAGA
TBFORTE
UNION SECURITY

Web Site: