Aplicação de tecnologias de Data Science e Telemedicina para prevenção e combate a pandemias

São Paulo, SP 16/4/2020 – A tecnologia de ciência de dados e a telemedicina precisam ser vistas como prioridade, tanto para o combate como para a prevenção de outras pandemias.

Para vencer esta guerra contra o vírus, é preciso trabalhar em equipe, colaborativamente e de forma ágil. E a tecnologia é a maior aliada da área da saúde nesse momento.

Neste momento, profissionais da saúde do mundo todo trabalham incansavelmente para buscar soluções para a crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus. Para vencer esta guerra contra o vírus, é preciso trabalhar em equipe, colaborativamente e de forma ágil. E a tecnologia é a maior aliada da área da saúde nesse momento.

Data Science, ou ciência de dados, é a área da tecnologia que combina estatística, matemática, programação, resolução de problemas para capturar e preparar dados para análise, encontrar padrões e comportamentos, enfim aumentar o conhecimento sobre determinados objetos de pesquisa. Na área da saúde, a aplicação dessas tecnologias deve revolucionar a compreensão sobre a saúde e ajudar na prevenção de doenças, no desenvolvimento de terapias e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Outra área da tecnologia aplicada à saúde que tem evoluído nos últimos anos é a Telemedicina, que trata do uso da Tecnologia da Informação e Telecomunicações (telefones, celulares, tablets, robôs etc.) para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. Em tempos de pandemia, ficou claro que é preciso trabalhar de forma colaborativa. As pesquisas na área da saúde e a integração de esforços entre profissionais da área em tempo real têm sido fator decisivo para o combate à pandemia global.

Sabe-se que o mundo passará por profundas transformações a partir das reflexões acerca deste momento histórico que todos estão vivendo. A tecnologia de ciência de dados e a telemedicina precisam ser vistas como prioridade, tanto para o combate como para a prevenção de outras pandemias. Por isso, é importante a colaboração entre Governos e iniciativa privada para ampliação de investimentos nessas tecnologias, trazendo mais segurança e benefícios para sociedade.

Prof. Dr. Cláudio Carvajal – Coordenador Acadêmico na FIAP.

Website: http://www.fiap.com.br

Web Site: