Aplicativo ajuda a prever como estará o Coronavírus em até 30 dias

São Paulo – SP 26/3/2020 – É preciso que os governos estejam preparados para esta doença que se apresenta de maneira muito rápida…

Entender sobre o Coronavírus, o COVID-19, vai muito além dos números de infectados que se vê diariamente nas reportagens que são atualizadas a cada minuto devido amplitude global que esse vírus alcançou.

Hoje, algumas pesquisas visam prever a incidência do vírus por países isolados e/ou em uma visão mundial como foi caso realizado pelo do Doutor em Estatística e Data Scientist/Analyst, Wecsley O. Prates que criou dois estudos. No primeiro o usuário pode estimar por país, quando será o auge da doença. Com objetivo de ajudar os países se prepararem, organizarem hospitais e equipes de saúde para que os números de mortos sejam menores, já no outro estudo o empresário pode estimar quando e por quanto tempo a empresa precisa fechar, ou dispensar os funcionários para a segurança de seus funcionários e também seus rendimentos.

O FMI o Fundo Monetário Internacional, anunciou que a pandemia do COVID-19 pode causar uma recessão mundial ainda maior que a crise mundial de 2008-2009. “É preciso que os governos estejam preparados para esta doença que se apresenta de maneira muito rápida, portanto, saber quando será o auge da doença em cada país, ajudará aos países de prepararem, organizarem hospitais e equipes de saúde para que os números de mortos sejam menores. As empresas podem utilizar essas informações para saber em qual momento fechar e em qual momento é seguro reabrir sem comprometer seus funcionários”, alerta Prates.

Wecsley transformou os estudos em aplicativos e o usuário consegue prever com precisão e segurança o avanço do COVID-19, bem como seu auge e quando começa a regredir chegar em até 30 dias de antecedência.

O Doutor, utilizou para este estudo, o modelo estatístico de previsão ETS (exponencial suavizado) implementado no software estatístico R (software de linguagem de programação).  A suavização exponencial é uma modelagem estatística de previsão de séries temporais para dados uni variados que geralmente são usados em dados com tendência sistemática ou componente sazonal. As previsões por meio dos métodos de suavização exponencial utilizam soma ponderada de observações passadas, mas o modelo usa explicitamente um peso decrescente exponencialmente para observações passadas. Ou seja, as observações passadas são ponderadas com uma proporção que diminui geometricamente.

Tais pesos vão decaindo exponencialmente à medida que as observações envelhecem. Em outras palavras, quanto mais recente a observação, maior o peso associado. Coletivamente, os métodos às vezes são chamados de modelos ETS, referindo-se à modelagem explícita de Erro, Tendência e Sazonalidade.

Para as estimativas desse aplicativo, foi usado Suavização exponencial dupla com tendência multiplicativa, isso significa que será reduzido o tamanho da tendência no futuro, reduzindo-o para uma linha reta (sem tendência). A suavização exponencial dupla é uma extensão da suavização exponencial que adiciona explicitamente suporte para tendências na série temporal uni variada.

Como exemplo e para efeitos de comparação, Prates apresenta os resultados do aplicativo simulando os dados para o Brasil no dia 24/03/2020 e os dados reais no mesmo dia. Nos dados simulados haveriam 2.637 casos para o dia em questão e os dados reais mostram 2.201 casos registrados (até o horário da publicação deste artigo), enquanto que para o número de mortos, os dados simulados eram de 41 mortes enquanto que os dados reais foram de 46 mortes. Evidentemente, olhando apenas para as estimativas pontuais das simulações, já seriam boas estimativas, porém com um intervalo de confiança de 90% utilizado nas simulações, temos a cobertura dos valores reais, tanto do número de casos quanto do número de mortes, através das predições do modelo utilizado.

O especialista lembra que se algum medicamento conseguir ter sucesso e/ou uma vacina for descoberta o cenário muda. “O aplicativo está disponível nesses links  abaixo de forma gratuita para toda a população, empresas e Governos para que todos possam prever o epicentro bem como a sua diminuição e desta forma auxiliar à todos na prevenção, nas decisões de segurança, saúde pública e medidas econômicas”. finaliza.

 

Por país:

https://wecsley-prates.shinyapps.io/Codiv_App/

Para empresas:

https://wecsley-prates.shinyapps.io/Corona/

 

Website: http://www.dino.com.br

Web Site: