Aplicativo brasileiro usa metodologia amigável para ajudar fumantes a vencer o vício

São Paulo 29/5/2020 – A proposta do Ismokay é trazer mais eficiência para a tentativa das pessoas em vencer o vício, começando pelo que chamamos de conscious smoke.

Doença crônica caracterizada pela dependência da nicotina, o tabagismo é reconhecido por especialistas como um dos vícios mais difíceis de serem vencidos. Apesar de cientes dos severos prejuízos à saúde, sendo a principal causa de morte evitável no mundo, a dificuldade das pessoas em se livrar do cigarro é amplamente sabida e ajuda a formar o contingente de 20 milhões de fumantes no Brasil, de acordo dados do Ministério da Saúde.

Os obstáculos, além de fatores químicos, são impostos por aspectos emocionais e sociais que causam a indesejada dependência. Mesmo quem se dedica a abandonar o cigarro faz, em média, três tentativas frustradas antes de conseguir parar de fumar. Uma jornada desestimulante.

Foi pensando em ajudar essas pessoas a abandonarem o cigarro de forma mais eficiente, com progressos sucessivos e menos sofrimento, que dois empresários de Campinas (SP) desenvolveram a startup Ismokay, cuja principal solução é o aplicativo para smartphones que atua na rotina dos fumantes de forma inovadora.

Diferente da maioria dos aplicativos relacionados ao fumo, o Ismokay considera e trabalha as barreiras psicológicas e sociais enfrentadas durante o desafio pessoal de parar de fumar. “Utilizamos uma metodologia simples, mas organizada e dinamizada de maneira inteligente e que vem se mostrando bastante eficaz, atuando em duas frentes: a redução do consumo gradativo aliada a trocas comportamentais, propiciando a adoção concreta de novos hábitos na vida da pessoa fumante”, explica Marcelo Souza, idealizador do Ismokay e usuário do próprio aplicativo. “Os testes foram feitos com grupos de pessoas que nos ajudaram a conceber o app e comigo mesmo, que estou vencendo o desafio e vou abandonar o cigarro muito em breve, seguindo meu cronograma no Ismokay”, relata.

O aplicativo funciona em ciclos semanais, estimulando substituições das sensações de prazer e bem-estar que auxiliam no controle da ansiedade, característica central de quem decide deixar o cigarro. Após preencher as informações de consumo atual e os objetivos pessoais, o usuário é guiado em ciclos semanais e, ao final de cada ciclo, recebe um panorama completo e visual de sua performance e evolução.

“O hábito de levar o cigarro à boca, fumar com as pessoas do trabalho ou enquanto se bebe um café são ações difíceis de mudar. A proposta do Ismokay é trazer mais eficiência para a tentativa das pessoas em vencer o vício, começando pelo que chamamos de conscious smoke, tabagismo consciente em português. O app estimula essa consciência sobre os próprios hábitos, as trocas de comportamento e a assimilação do desejo de reduzir o consumo até a cessação total, por vontade própria”, explica Bernardo Chitarra, ex-fumante e head de marketing da startup.

Lançamento – Após meses de desenvolvimento da ideia, testes e a formação completa da metodologia  inteligente aplicada ao app, a startup decidiu lançar o Ismokay (versão Beta) no Brasil, EUA e Europa, em ação comercial contextualizada por dois fatores marcantes: o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, e o cenário global da pandemia da Covid-19.

Uma das grandes preocupações das entidades de saúde diante da crise sanitária que assola o mundo devido ao novo coronavírus é o controle e redução do consumo de tabaco. O assunto é polêmico, com diferentes opiniões e fontes, porém estudos publicados recentemente mostram que fumar não só aumenta o risco de infecção pelo novo coronavírus como aumenta a probabilidade de desenvolver sintomas mais graves da doença.

O App Ismokay está disponível nas plataformas Google Play e Apple Store e oferece assinatura anual do serviço. Outra inovação é a oferta do “Ismokay Voucher” para presentear outras pessoas com a assinatura do aplicativo, ajudando amigos ou familiares a pararem de fumar.

Com propósito de salvar vidas ao oferecer caminhos para a obtenção de mais saúde física e emocional que resultam no abandono do cigarro, o Ismokay é um guia de transformação para o fumante que, assim como o maléfico bastão de nicotina, também está agora ao fácil alcance das mãos.

Website: http://www.ismokay.com

Web Site: