App de agendamento com inteligência artificial facilita rotina de profissionais de estética

Ribeirão Preto, SP 16/11/2020 – “Aumento contínuo de interesse do público veio acompanhado do incômodo com o atraso que o agendamento manual trazia à rotina”

Mercado de estética brasileiro é o 3º maior do mundo e população ocupa o segundo lugar entre as que mais procuram por procedimentos estéticos ao redor do globo.

Em 2020, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de estética brasileiro se tornou o 3º maior do mundo. Ainda segundo a Associação, o mercado de estética no Brasil cresceu cerca de 567% entre 2014 e 2019, dando em cinco anos um salto de 72 mil para 480 mil profissionais de estética atuantes.

A crescente nesse meio profissional só poderia ser reflexo de uma população cada vez mais interessada no mercado estético. Esta inclinação nacional pela busca por procedimentos estéticos é confirmada pela Pesquisa Estética Global, realizada anualmente pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), que aponta o Brasil como o 2º país que mais faz procedimentos estéticos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Somada às novas tecnologias, essa tendência de crescimento do mercado estético resulta no surgimento de plataformas, apps e demais facilitadores para profissionais autônomos e empresas. Observador, o empresário do ramo Luciano Piacenti, que trabalha no mundo da estética há mais de 20 anos, soube identificar um dos maiores problemas do cotidiano dos muitos parceiros de trabalho com os quais convivia. “Sempre procurei contribuir para a melhoria desse universo, e foi convivendo com muitos profissionais que percebi que esse aumento contínuo de interesse do público veio acompanhado do incômodo com o atraso que o agendamento manual trazia à rotina. Por isso, reuni recursos e uma equipe capacitada para, então, criarmos juntos um app prático que resolvesse sozinho o problema do agendamento com apenas alguns cliques, dando liberdade e exclusividade para os profissionais”, conta.

Batizado de SteticMob, o app idealizado em 2018 vem, desde então, sendo desenvolvido, atualizado e testado constantemente. Seu lançamento oficial para o mercado aconteceu somente em maio de 2020, guiado pelos olhos atentos de Piacenti, agora CEO do app, e, já em seus primeiros meses de vida — segundo Luciano —, “o aplicativo vem transformando vivências com sua praticidade e está presente nos 26 estados brasileiros mais o DF”.

Saindo do papel: do agendamento manual para o agendamento com Inteligência Artificial

Vanusa Luz, graduada em Estética e Cosmética e atuante na área há mais de 6 anos, faz parte da gama de profissionais que enfrentavam o problema identificado por Piacenti e buscavam um app para auxiliar na rotina, mas não encontrava nada que suprisse as necessidades por completo, até que uma colega indicou SteticMob. Para sua felicidade “foi amor à primeira vista”, ela conta que graças a praticidade do app, finalmente alcançou sucesso na organização dos horários, dando fim ao malabarismo que fazia para conciliar os agendamentos manuais.

Já para a Amanda Rodrigues dos Santos, graduada em fisioterapia pela PUC RS e atuante na área da fisioterapia dermatofuncional desde 2011, SteticMob era o que estava faltando para enfrentar as adversidades que a quarentena e a posterior crise do novo Coronavírus trouxeram, um app prático que abriu portas e potencializou seus agendamentos “me encantei logo de cara pela possibilidade de poder compartilhar minha agenda com os meus pacientes, e eles se encantaram de volta” e completa “com o uso de SteticMob, meu dia a dia mudou. Além da proposta de tornar os processos da clínica mais acessíveis aos pacientes e de ser mais ecológico também (com menos produção de papel etc.), notei que com o uso do app consegui otimizar o tempo que era despendido para deixar a agenda em ordem.”

Expandindo horizontes: para além da agenda

Além do Agendamento Inteligente, SteticMob se propõe a ajudar com a gestão básica do negócio de seus usuários e com a divulgação, através de um sistema que permite a publicação de fotos de “antes e depois” para que os pacientes conheçam os procedimentos oferecidos, e garante exclusividade ao profissional que fica livre da concorrência quando usa o compartilhamento da agenda diretamente com o seu cliente.

Angela Voltolini, outra esteticista que também faz uso do app, conta que essa função, em especial, tem conquistado clientes “minhas clientes tem adorado conhecer os procedimentos e também aparecer na divulgação da clínica com o uso do próprio aplicativo de agendamento nas fotos de antes e depois” conta.

Para Piacenti, ver o sucesso da ideia no mundo real é ainda mais motivador. “Tínhamos essa vontade de descomplicar o processo de agendamento para dar mais liberdade para o profissional na rotina e mais comodidade ao cliente final. Ver a satisfação dos profissionais com tudo se concretizando dá ainda mais gás para sermos cada dia melhores e maiores, por eles. O mundo tem apresentado novos desafios a cada dia e nós trabalhamos para sermos sempre esse suporte prático de agendamento para os profissionais, facilitando de verdade a rotina”, completa Piacenti.

Instagram: https://www.instagram.com/steticmob
Website: https://steticmob.app/