Artemisia Negócios Sociais abre inscrições para o Programa de Embaixadores CHOICE

São Paulo, SP 18/7/2013 – Ser Embaixador do Movimento CHOICE representa uma oportunidade única de descobrir como os talentos e paixões podem criar negócios de alto impacto social

O Movimento CHOICE, criado em 2011 pela Artemisia Negócios Sociais para disseminar a discussão sobre negócios sociais nas principais universidades do Brasil, está com as inscrições abertas para o processo de seleção de Embaixadores. Em sua quinta edição, o Programa de Embaixadores CHOICE seleciona lideranças universitárias para serem cocriadoras do Movimento. Ao fazer parte da rede – que dá acesso a conteúdos exclusivos sobre negócios sociais –, o Embaixador CHOICE terá contato com as principais lideranças universitárias de todo o Brasil e terá acesso a conteúdos exclusivos sobre negócios sociais criados pela Artemisia. As inscrições devem ser feitas até 21 de julho, no link goo.gl/XPPnh ou pelo site www.choice.org.br.

Universidades norte-americanas como Harvard e Columbia, além da francesa INSEAD têm se dedicado a debater no ambiente acadêmico o tema negócios sociais; com o Movimento CHOICE, a Artemisia Negócios Sociais abriu espaço para disseminar esse conceito no Brasil. Com o papel de fazer o Movimento CHOICE acontecer na universidade, o grupo de Embaixadores tem o desafio de promover workshops sobre negócios sociais no ambiente acadêmico e criar oportunidades para aumentar a visibilidade sobre o tema nas universidades. As novas lideranças do Movimento CHOICE integrarão uma rede de 340 lideranças universitárias – que é formada por jovens apaixonados por negócios sociais e que têm perfil empreendedor, sonham grande e realizam grande; além disso, são inconformados com a realidade atual. Os Embaixadores selecionados serão capacitados no tema por meio da formação em negócios sociais, acesso a materiais de apoio com conteúdos exclusivos e participação em desafios teóricos e práticos que proporcionam maior profundidade no conhecimento sobre o tema.

“Ser Embaixador do Movimento CHOICE representa uma oportunidade única de descobrir como os talentos e paixões podem criar negócios de alto impacto social. Além disso, esse universitário passa a ser parte da transformação do país, promovida por uma geração que está mudando a forma de fazer negócios no Brasil. São vários os casos de Embaixadores que após o programa mudaram o foco da carreira e empreenderam negócios sociais; ou, ainda foram trabalhar em um”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia Negócios Sociais.

Para participar do processo seletivo basta ser universitário ou recém-graduado em qualquer curso; ter disponibilidade de tempo para realizar atividades entre agosto e novembro de 2013; e participar da Vivência Empreendedora – formação que será ministrada no mês de agosto, composta por 25 horas de formação em negócios sociais. As inscrições serão feitas mediante o envio do link de um vídeo com até um minuto, no qual o candidato deve contar a sua motivação para ser Embaixador, responder a questões como onde estuda ou trabalha e falar sobre a relação com a universidade e os motivos que o levaram a se identificar com o Movimento CHOICE.

A cada semana, os Embaixadores selecionados terão um desafio a cumprir cujo objetivo é ampliar o conhecimento e disseminar o conceito de negócios sociais. A formação acontecerá nas cidades de Recife, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Entre os desafios pontuais dos Embaixadores estão a mobilização para o Choice Day na cidade; e organizar e ministrar palestras e workshops na universidade.

Os aprovados passarão para a segunda fase, composta por uma entrevista, por telefone ou Skype, conduzida por um profissional da Artemisia Negócios Sociais no dia 2 de agosto. O resultado do processo seletivo será divulgado em 5 de agosto. Mais informações sobre o conceito de negócios sociais podem ser obtidas no site www.artemisia.org.br

Movimento CHOICE
Criado pela Artemisia Negócios Sociais para disseminar a discussão sobre negócios sociais nas universidades, o Movimento CHOICE é atualmente a maior rede de universitários engajados em negócios sociais do Brasil. Em 2011, a Artemisia organizou a Choice Conference em São Paulo – primeira conferência de negócios sociais para universitários na América Latina, que reuniu mais de 400 pessoas que estão construindo o campo de negócios sociais no Brasil e no Mundo. Na ocasião, em parceria com a Dell, foi realizada a Dell Social Innovation Competition – um desafio de 24 horas para os participantes desenvolverem ideias de negócios sociais.

Em 2012, a CHOICE Competition – competição empreendedora para professores e universitários – reuniu mais de 250 estudantes e 68 professores de todo o Brasil. Uma outra ação é o CHOICE Day, dia de mobilização no qual os universitários participam de workshops para conhecer e discutir sobre negócios sociais. Em 2012, em duas edições, mais de 3.000 universitários participaram da iniciativa. Na sua segunda edição, o evento foi parte da abertura oficial da Semana Global de Empreendedorismo – movimento que ocorre desde 2008 simultaneamente em 125 países.

Artemisia
Com uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em negócios sociais, a Artemisia é a organização pioneira em negócios de alto impacto social no Brasil, fundada em 2004 pela Potencia Ventures, organização norte-americana que apoia iniciativas voltadas ao crescimento de negócios que compõem a base da pirâmide em mercados emergentes. A Artemisia potencializa e capacita talentos e empreendedores para a geração de negócios de alto impacto social por meio de iniciativas nas áreas de educação, disseminação de conhecimento e aceleração de negócios sociais. Eleita uma das seis organizações vencedoras do Latin American Impact Economy Innovations Fund (IEIF) – edital concedido pela Rockfeller Foundation, Omidyar Network, Fundación Avina e Avina Americas. O edital contou com 111 aplicações de organizações de mais de 20 países e tem como objetivo acelerar soluções baseadas no mercado para o avanço das metas sociais e ambientais na América Latina.

Web Site: