As 5 regras que todo convidado deve seguir

São Paulo 25/10/2019 – Uma grande ajuda é o aplicativo Wedshoots, criado para reunir todas as fotos dos convidados em um único álbum privado

No Brasil, a média de convidados por casamento é de 150 pessoas, segundo dados de uma pesquisa de mercado do site Casamentos.com.br. Com tantos detalhes para pensar e tanta pressão para que tudo saia perfeito, os noivos têm que contar com a colaboração de todos os que comparecerão ao evento para relaxar e curtir o dia. Para ajudá-los, vale a pena conferir as regras básicas que todo convidado deve seguir para participar de um casamento.

1) Ao ser convidado: confirmar presença e estar atento a novidades e a eventos antes do casamento

Os convidados de um casamento são pessoas importantes para os noivos. Confirmar presença com antecedência, estar atento às informações sobre o evento e participar de possíveis reuniões antes do grande dia são pontos fundamentais. Para organizar tudo isso, muitos casais contam com a ajuda da internet: de acordo com a mesma pesquisa de Casamentos.com.br, cerca de 43% dos noivos criam um site de casamento para compartilhar as novidades do grande dia. No site, os convidados podem conferir informações como o tipo de traje especificado, localização do evento, horários e verificar se é possível levar acompanhantes ou não.

Também é importante participar dos eventos antes do casamento como forma de homenagem aos noivos. As reuniões mais comuns são os tradicionais chás (de panela, bar, envelope, etc.). De acordo com a pesquisa de Casamentos.com.br, 50,7% dos noivos organizam algum tipo de chá antes do grande dia. Os convidados que desejam participar dos chás devem presentear o casal com algo da lista de casamento ou com uma ajuda financeira ao casal, que é sempre bem-vinda em um momento com tantos gastos.

2) Preparação: atenção ao dress code e aos horários

Se há um dress code, é porque os noivos pensaram muito em cada detalhe do evento e querem que o momento seja especial para eles e para os convidados. É muito importante respeitar o dress code para estar de acordo com os demais convidados e por uma questão de respeito ao grande dia do casal. Além disso, é um evento especial para usar a roupa mais elegante do armário ou buscar algo novo.

Os atrasos também estão proibidos. A noiva tradicionalmente pode chegar um pouco tarde, mas os convidados devem estar presentes para celebrar a entrada de todos os participantes da cerimônia. Ainda mais para a entrada dos protagonistas do dia. Por isso, é necessário pesquisar o tempo de trajeto ao evento e sair com antecedência.

3) Durante: selfies, compartilhar as fotos e não exagerar na bebida

Sem atrapalhar o trabalho dos fotógrafos profissionais e o andamento da cerimônia, os convidados podem registrar o casamento do seu ponto de vista e abusar dos selfies. Uma grande ajuda é o aplicativo Wedshoots, criado para reunir todas as fotos dos convidados em um único álbum privado. Se os noivos não conhecem o App, vale a pena mostrá-lo antes do grande dia e pedir que eles criem um álbum de casamento e compartilhem o código com todos os outros convidados. Assim, todos terão acesso a fotos inusitadas que outros amigos e familiares registraram.

Igualmente importante é controlar os limites na festa. É sempre bom aproveitar e dançar muito, mas é necessário ter cuidado para não exagerar nas bebidas alcoólicas – caso haja bebidas alcoólicas no evento. Um convidado muito alterado pode passar vergonha, atrapalhar outros convidados e deixar os noivos preocupados. Por isso, é importante lembrar que o evento é a celebração do amor entre duas pessoas, não apenas uma festa com amigos.

4) Lembrancinhas: se não gostar, melhor não reclamar

De acordo com a investigação de Casamentos.com.br, um dos itens mais difíceis de decidir na organização do casamento são as lembrancinhas para os convidados. Aproximadamente 30% dos noivos afirmam que essa escolha foi uma das partes que gerou mais dúvidas no planejamento. Como é impossível agradar gregos e troianos, todos os convidados devem levar em consideração a boa intenção dos noivos, agradecer a lembrancinha e aproveitar presentinho. Cada lembrancinha é um detalhe de carinho único do casal ao convidado.

5) Demonstrar gratidão aos noivos é fundamental

Ao decidir ir para casa, o mais recomendado é buscar os noivos, se despedir e agradecer pela festa. Caso não seja possível encontrá-los, vale a pena mandar uma mensagem mais tarde demonstrando gratidão e desejando tudo de bom aos recém-casados.

Aos convidados que pretendem planejar seu grande dia em breve, é uma gentileza lembrar dos casamentos dos quais participaram e incluir os casados na lista do enlace. É um sinal de educação, gratidão e, além do mais, como os casados já passaram por todo o processo de organização e celebração do evento, podem ajudar os futuros noivos com dicas e indicações de fornecedores de qualidade.

Website: https://www.casamentos.com.br/