As entrevistas de emprego não serão mais as mesmas

Curitiba, PR 16/7/2020 –

No ano de 2020, o mundo todo foi obrigado a passar por transformações drásticas e repentinas. Em todos os continentes, a sociedade precisou se adaptar às novas condições impostas pelo chamado coronavírus, que deu origem ao covid-19 no final do ano de 2019, na China, e se espalhou por toda a extensão do planeta Terra, ligando o sinal de alerta de toda a população diante da gravidade desta doença.

Entre as novas condições está o distanciamento social, uma vez que o coronavírus é transmitido principalmente por contato direto com outra pessoa infectada, como aperto de mão, gotículas de saliva, tosse e espirro e objetos e superfícies contaminadas.

Em meio à pandemia, muito se discute quando o assunto é carreira profissional e oportunidade de emprego. Isso porque em muitas regiões do país foi preciso implantar o sistema de lockdown e, em outras, a quarentena. Ambos restringem a circulação de pessoas pelas ruas da cidade, exigindo a permanência das mesmas em suas casas.

Com uma menor circulação de pessoas, consumidores e clientes no mercado de produtos e serviços, muitas empresas se viram obrigadas a adotarem um novo mecanismo de atuação, seja por meio do home office, seja por meio de serviços online como e-commerce ou também pela entrega de mercadorias por delivery.

De qualquer forma, a roda da economia não pode parar. Por isso, mesmo diante da crise instalada no país, algumas organizações continuam abrindo vagas de estágio e emprego e contratando profissionais de diversas áreas. O que mudou, no entanto, foi a forma como as empresas ou agências de emprego estão selecionando e recrutando os novos funcionários.

Tudo à distância
Já é muito comum o envio de currículos por meios eletrônicos, uma vez que o candidato pode encaminhar o documento por e-mail ou também preencher um cadastro no banco de dados da empresa.

Os primeiros contatos entre profissionais e recrutadores são feitos por troca de mensagens ou ligações telefônicas. Isso significa que desde o começo as relações trabalhistas são construídas a distância.

Logo depois, os candidatos selecionados podem passar por algum tipo dinâmica ou seleção de caráter eliminatório. Algumas empresas adotaram a prática de jogos virtuais para selecionar estagiários e trainees, enquanto outras aplicam uma prova de conhecimentos específicos para contratar profissionais de funções também específicas.

A etapa seguinte do processo seletivo é a entrevista de emprego. Em tempos de pandemia, as entrevistas de emprego ganharam um reforço tecnológico para cumprir seu efeito diante dos recursos humanos sem comprometer a saúde dos envolvidos.

Hoje em dia é possível realizar a entrevista por meio de vídeo chamadas, garantindo a segurança do candidato e também do recrutador. Vale ressaltar que a prática tem feito sucesso no ambiente profissional e pode ser mantida de modo permanente, ou seja, depois do período de distanciamento social as empresas ainda vão recrutar e selecionar seus funcionários através das entrevistas de emprego virtuais.

Uma dica importante é encarar a entrevista por meio de vídeo chamadas como uma reunião de negócios. Então, mesmo que esteja dentro de casa, é importante se vestir e se preparar como se fosse para uma entrevista presencial.

Vale preparar também o ambiente. Se existem outros moradores na casa, deve-se informar a todos que no dia e horário em questão haverá uma entrevista de emprego e que é necessária compreensão e cooperação de todos. É importante que todos façam silêncio e não interrompam a vídeo chamada.

Por fim, sugere-se conferir se todos os equipamentos eletrônicos estão funcionando perfeitamente: computadores, câmeras, celulares, microfones, fones de ouvido, rede wi-fi. É importante verificar as conexões com antecedência para que nada atrapalhe a realização da entrevista de emprego por meio de vídeo chamadas.

Mais informações em: https://vaga.work/2020/07/15/as-entrevistas-de-emprego-nao-serao-mais-as-mesmas/

Website: https://vaga.work/2020/07/15/as-entrevistas-de-emprego-nao-serao-mais-as-mesmas/

Web Site: