As modalidades para financiamento de carros

Curitiba, PR 23/7/2020 –

Dependendo da pressa e condições financeiras, certas modalidades de financiamento podem ser mais vantajosas.

As pessoas sempre pensam em ter mais praticidade e facilidade para se locomover no dia a dia. Para tanto, uma das melhores opções é adquirir um carro, que traz mais liberdade para a realização das atividades, tanto pessoais quanto profissionais. Buscar um financiamento é a melhor solução para realizar um investimento que caiba no bolso.

No entanto, antes de qualquer coisa, é fundamental entender quais são os tipos de financiamentos que existem na atualidade. Desse modo, a pessoa saberá qual deles se adéqua melhor às necessidades.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Essa alternativa é bastante comum, o que se deve à sua finalidade. Basicamente, o cliente faz um empréstimo junto ao banco que deseja adquirir o seu veículo. Nessa situação, o carro será de posse do comprador, mas não poderá ser vendido futuramente antes que o financiamento seja concluído, uma vez que o bem está alienado ao banco.

Para efetuar esse procedimento, pode-se entrar em contato diretamente com a instituição financeira do interesse, não havendo necessidade de intermediação entre a loja de automóveis e o banco.

A vantagem dessa opção é ter mais facilidade para negociar o pagamento das taxas de juros. Assim, elas vão ser fixadas no ato da compra e seguirão sendo as mesmas até a última prestação, o que evita que se sofra com o aumento no valor das parcelas ao longo do financiamento.

Se por algum motivo a pessoa ficar inadimplente, o banco poderá entrar com uma ação judicial para reaver o carro, que será leiloado para que o valor arrecado pague as prestações atrasadas.

Leasing

Em se tratando da modalidade leasing é necessário prestar atenção, pois é um processo mais complexo. Nesse serviço, o responsável pela compra do automóvel é chamado de “empresa leasing”, que nada mais é do que um banco, que posteriormente aluga o carro para o cliente.

Diante disso, o consumidor vai arcar com o pagamento do aluguel do carro, que permanece no nome da empresa de leasing até que finalize o financiamento. Não haverá necessidade de pagar nenhuma outra prestação para que o veículo seja seu.

Aqui, enfrenta-se menos burocracia, já que é possível contatar o banco sem que haja intermediação da loja de carros, podendo negociar as taxas de juros conforme o orçamento, e as mesmas serão mantidas até o fim do parcelamento.

Ao ficar inadimplente, a empresa poderá entrar na justiça para ficar com o carro e o cliente não terá direito a ser ressarcido pelo valor pago anteriormente.

Consórcio

Diferentemente das opções anteriores, ao adquirir um consórcio a pessoa fará parte de um grupo de outros compradores, que é organizado pela prestadora do serviço. Além disso, o cliente pagará as prestações, porém, só terá o automóvel em suas mãos quando for sorteado. Geralmente, os sorteios acontecem uma vez por mês.

O consumidor também pode dar um lance, que é entendido como um adiantamento das parcelas que devem ser pagas. Aquele que oferecer o maior lance poderá ser contemplado. Outro ponto importante é que nessa modalidade o valor das parcelas é alterado no decorrer do financiamento, levando em consideração o valor do veículo. Caso, o preço aumente, a parcela aumentará. Mas, se o preço diminuir, a sua parcela também vai diminuir.

Em uma situação em que haja uma redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o financiamento será afetado por essa redução. Cabe saber que os contratos de consórcio podem durar até 84 meses e que a empresa cobra uma taxa de administração do serviço por mês.

Quando se atrasa a prestação do consórcio, o cliente é excluído desse grupo e passa a participar dos sorteios para excluídos, que o permite receber os valores que foram pagos.

Mais informações em https://www.carrolindo.com.br/2020/07/22/as-modalidades-para-financiamento-de-carros/

Website: https://www.carrolindo.com.br/

Web Site: