As principais tendências em atenção primária do planeta estão na primeira missão internacional do ano da Universidade Corporativa Abramge

São Paulo, SP 10/2/2020 – “Em Bogotá, os profissionais de saúde terão a oportunidade de conhecer o que é feito em relação a atenção primária”, diz Carlito Marques, presidente da UCA

A atenção primária à saúde (APS) é a atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, é o primeiro nível de contato dos indivíduos com o sistema de saúde, cuja função central é o desenvolvimento social, econômico e global da comunidade.

Esta definição é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, embora, os profissionais de saúde já estejam familiarizados com o conceito, ele foi exposto aqui para uma reflexão: como isso funciona no Brasil? Quais são as lacunas no processo que precisam ser preenchidas? E como aperfeiçoar o método para oferecer a melhor assistência aos pacientes no país?

Com o contexto de envelhecimento populacional, restrições orçamentárias, expansão dos custos de tecnologias e, clientes mais exigentes, as respostas para estas questões são cada vez mais necessárias. Afinal, é preciso atender as expectativas dos usuários e reduzir o custo per capita das intervenções.

“Por isso mesmo, a Universidade Corporativa Abramge (UCA) desenhou a primeira missão internacional do ano na Colômbia, focada no tema, com o grupo Keralty, reconhecido como protagonista na transformação e consolidação dos sistemas de saúde nos países onde opera”, conta Carlito Marques, presidente da UCA.

De acordo com o executivo, a própria Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que profissionais de saúde visitem o país, entendam como o modelo de atenção primária funciona e adotem em suas instituições. “Esta já é a segunda edição do evento e trará dois dias em Bogotá. Lá, as pessoas terão a oportunidade de conhecer, dentro da própria operadora, o que é feito com relação ao tema”.
Vale destacar também que “atenção primária é uma preocupação global e, este tipo de capacitação para as instituições acaba sendo uma grande oportunidade para o desenvolvimento do sistema de saúde mundial, do ponto de vista da eficiência”, conclui Abreu.

Sobre o evento:
A programação abrange discussões acadêmicas e visitas as empresas e centros de atenção do grupo Keralty. Os executivos brasileiros também vão conhecer experiências dos funcionários de seguradoras, clínicas e unidades de atenção primária da Colômbia e conversar com professores da Fundación Universitaria Sanitas. Tudo isso com o objetivo de comparar e aprofundar aspectos da atenção primária à saúde.

Programação:

Dia 1

08h – 08h15: Boas-vindas – Objetivos do Curso
Dr. Mario Isaza – Reitor da Fundação Universidade Sanitas

08h15 – 9h45: Atenção primária à saúde no sistema de saúde colombiano: lições aprendidas aplicáveis a outros países – Dr. Alexander Gómez

10h00 – 11h00: Modelo de atenção Keralty: Implementando os princípios da Atenção Primária à Saúde
Dr. Paola Rengifo / Dr. Mauricio Castelblanco

11h00 – 13h00: Conversa com os líderes da APS das empresas Keralty: Como implementar o modelo?

13h00 – 14h00: Almoço

14h00 – 17h00: Visita à unidade de Atenção Primária

19h00 – 20h00: Atividade social

Dia 02

08h00 – 09h00: Modelos de Gestão de Riscos e Contratação de Serviços de Saúde – Dr. Álvaro López

09h00 – 10h00: Melhorando o Atendimento e os Seguros de Saúde: benefícios para empresas e pacientes – Dr. Abel González

10h00 – 13h00: Conversa com líderes na APS das empresas Keralty: APS para grupos populacionais específicos

13h00 – 14h00: Almoço

14h00 – 17h00: Conversa com líderes na APS das empresas Keralty: APS para gerenciar doenças prioritárias

Encerramento: entrega de certificados de presença

Observação: essa agenda pode sofrer alterações devido a situações imprevistas, porém, sem afetar a qualidade das atividades propostas. As atividades acadêmicas serão realizadas em diferentes locais da cidade de Bogotá, portanto, sugere-se aos participantes que tenham em conta o tempo necessário para os deslocamentos.

Horário do evento:
– Dois (2) dias das 9h às 17h (16 horas no total), com tradução simultânea, espanhol – português, disponível durante as atividades.
– Incluso: pausas para café nos intervalos da conferência, almoço e transporte para realizar as visitas.
– Certificação concedida pela Sanitas University Foundation aos participantes que cumprirem, pelo menos, 80% das atividades programadas.

Investimento:
US$ 1.200,00 (valor à vista, via depósito bancário) + impostos e inclui cursos e refeições mencionadas no programa, taxa de remessa e tradução. Consulta valor para pagamento via cartão.
Atenção: passagens aéreas e hospedagem não estão inclusas.

Inscrições:
Singularis Viagens
[email protected] | (21) 3547-1680

Saiba mais:
https://bit.ly/37z7WQi

Website: https://abramge-uca.com.br/events/modulo-internacional-de-atencao-primaria-a-saude-2a-edicao/

Web Site: