As Startups jurídicas e a revolução digital dos advogados online

Rio de Janeiro, RJ. 3/12/2020 –

A sua busca por um advogado online pode ter chegado ao fim.

A tendência que vem revolucionando a advocacia no mundo já dá os primeiros passos também no Brasil. Apesar de ainda embrionárias, as lawtech e legaltech vêm encontrando terreno fértil para se desenvolver no país e já estão trazendo enormes ganhos de eficiência, tanto para advogados quanto para seus clientes.

Na acepção da palavra, pode se dizer que as legaltechs prestam serviços tecnológicos aos profissionais do direito, enquanto as lawtech desenvolvem suas soluções para o cliente final, que procura pelos serviços jurídicos.

Todavia, essa diferença não existe no Brasil. Na prática, lawtech e legaltech são a mesma coisa, independente do seu objetivo ou proposta. As duas cumprem com o mesmo papel de usar tecnologias inovadoras para suprir as demandas do setor.

A finalidade dessas empresas é explorar e identificar as principais deficiências desse universo, criando soluções capazes de aprimorar e resolver esses problemas, contribuindo com o dia a dia de advogados e clientes.

• A INOVAÇÃO DIGITAL CHEGOU TAMBÉM PARA A ADVOCACIA?

A resposta é sim. Já é possível controlar prazos e intimações dos processos, coletar e monitorar informações, mediar conflitos e até mesmo disponibilizar advogados online e advogados pelo WhatsApp em tempo real, esclarecendo dúvidas e movendo o processo judicial, sem que o cliente precise sair de casa.

O mercado é totalmente propício as inovações que facilitem a rotina jurídica e o atendimento ao cliente. O Brasil tem uma média de 80 milhões de processos judiciais em tramitação e mais de 1 milhão de profissionais em atuação, segundo dados informados pela Ordem dos Advogados do Brasil.

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) informa que, hoje, são mais de 50 startups jurídicas no país, sendo que há 2 anos eram apenas 20, demonstrando um campo fértil para o desenvolvimento de novas tecnologias.

• COMO TER ACESSO A UM ADVOGADO ONLINE?

Na carona dessa tendência, uma das soluções mais bem sucedidas é o atendimento completamente virtual criado pela Startup Advogado Online, possibilitando que toda resolução do problema seja digital, desde o primeiro contato com o cliente, até a conclusão do processo judicial, com total comodidade e agilidade.

De acordo com a Advogada e CEO da empresa Daiene Magalhães, ouvida pela nossa equipe: “Não existe mais a necessidade do cliente marcar hora para ser atendido e passar por toda aquela burocracia de tirar cópia de papelada e assinar procuração e contrato para o processo ser iniciado depois de 30 ou 60 dias. Isso é coisa do passado! Com o Advogado Online tudo é feito de forma digital e descomplicada. As dúvidas são tiradas no primeiro contato e o processo judicial é movido em até 10 (dez) dias, sem necessidade de comparecimento ao escritório.”

Lançado no final de 2018, o Advogado Online ganhou especial fôlego durante a Pandemia do Covid-19, que impôs o distanciamento social e evidenciou a importância da tecnologia no dia a dia das pessoas, provocando alterações, em tempo recorde, na forma de trabalhar, se comunicar e fazer negócios.

Outra inovação importante trazida por esta Startup é a consultoria jurídica online voltada para pequenas empresas, solucionando dúvidas e resolvendo as necessidades do dia a dia empresarial, com atendimento especializado em tempo real, oferecendo tudo que os empresários precisam para administrar o negócio com segurança, o que já era uma reclamação antiga do setor.

As lawtechs, portanto, já são uma realidade e vieram com o intuito de aperfeiçoar os serviços realizados pelos advogados, deixando a rotina jurídica mais simples e otimizada, tornando-se grandes aliadas dos profissionais da advocacia e seus clientes.

Dessa forma, a vida de quem procura um advogado online se tonou muito mais fácil com a influência positiva da tecnologia o mundo jurídico, bastando pesquisar qual startup Jurídica atende melhor as expectativas e possui a ferramenta mais adequada para resolver o problema.

Website: http://www.advogadoonline.app.br

Web Site: