As vantagens da boa escrita e o porquê disso ser fundamental para estudantes e profissionais

Rio de Janeiro, RJ 16/12/2020 – Não há fórmula mágica e nem instantânea, a leitura é fundamental para a prática da boa escrita e, além disso, exercita também a interpretação.

Manter uma boa rotina de leitura é fundamental não só para uma melhor compreensão do mundo, mas também como forma de desenvolver o vocabulário e a escrita.

Ter uma boa escrita é um jeito de se fazer claro e compreensível por meio das palavras. Escrever de forma clara e correta, sem cometer deslizes gramaticais, é uma necessidade e um grande desafio para profissionais das mais diversas áreas. No entanto, felizmente, saber escrever bem não é exatamente um dom, a boa escrita tem a ver com a prática da leitura, pois é sabido que quem lê com alguma frequência têm mais chances de desenvolver e aprimorar o vocabulário.

Mas se engana quem pensa que escrever bem é fundamental apenas para aqueles que dependem da boa escrita no âmbito profissional como, por exemplo, os jornalistas. Com tantos brasileiros buscando emprego em um mercado de trabalho cada vez mais retraído, o que acaba fazendo a diferença na hora de conseguir uma reposição é a capacidade de um candidato se destacar em relação aos outros.

É consenso entre profissionais da área de recursos humanos que escrever e se comunicar bem é tão importante, que a maior parte dos candidatos a alguma vaga são reprovados justamente por não conseguirem expressar de forma coerente e lógica suas ideias. E em um ambiente de trabalho isso é fundamental, já que falhas na comunicação podem representar prejuízos imensos para as empresas, e elas sabem disso. Portanto, funcionários que sabem se expressar e escrever de forma clara e objetiva são sempre bem-vistos e desejados.

O mesmo vale para estudantes que precisam apresentar trabalhos de conclusão de curso, o famoso TCC, ao final de uma longa jornada universitária. Escrever o trabalho de conclusão de curso não é uma atividade das mais simples, pois envolve coletas de dados e uma compreensão genuína sobre o objeto de estudo. Saber juntar as fontes da pesquisa e passar para o papel de forma a provar um ponto é das tarefa que tomam o tempo do aluno, muitas vezes por conta da pouca prática deste com a escrita.

Segundo o psicólogo, doutor em Ciências da comunicação e professor universitário, Arnaldo Chagas: “não há fórmula mágica e nem instantânea, a leitura é fundamental para a prática da boa escrita e, além disso, exercita também a interpretação. Entrar em contato com diversas formas de escrita, permite enriquecer sua redação. Por isso, se você pretende desenvolver sua habilidade de escrita e escrever melhor, adquira o hábito da leitura.”

Foi justamente pensando na dificuldade e angústia dos alunos ao escrever os trabalhos acadêmicos, que o professor Arnaldo Chagas lançou o livro, “Produção de textos acadêmicos: dos bastidores à elaboração do texto”. E Arnaldo finaliza afirmando: “mais que um mero manual, este livro se propõe a ajudar todos aqueles que têm o interesse em melhorar a produção textual, em especial os que desejam ou precisam aprender a escrever de modo técnico acadêmico.”

Website: https://barralivros.com/producao-textos-academicos