Assembleias digitais: alternativa para condomínios em tempos de isolamento social

1/6/2020 –

Em tempos de Coronavírus e isolamento social, reunir as pessoas para a realização de assembleias de condomínio é algo impensável. Mas uma alternativa que já vem sendo oferecida pela Guarida Imóveis desde 2018, de forma pioneira no Rio Grande do Sul por meio de uma ferramenta própria, está se intensificando cada vez mais agora. São as assembleias digitais.

A modalidade, que já é mais comum em condomínios do Centro do País, ainda encontrava resistência entre os gaúchos. Porém, em função do Coronavírus, é uma alternativa cada vez mais aceita no Estado. Somente nos meses março a maio (período da quarentena), o número de assembleias digitais realizada nos condomínios gerenciados pela Guarida Imóveis foi quase o mesmo do que o total realizado ao longo do ano inteiro de 2019. “É um crescimento bastante expressivo e que deverá aumentar ainda mais, principalmente pelas facilidades que a nossa ferramenta oferece”, comenta Cristiane Olsson, diretora de condomínios da Guarida.

Entre as principais vantagens da assembleia digital, além de evitar aglomerações, estão o aumento do envolvimento dos moradores com as decisões do condomínio, uma vez que a ferramenta permite que todos os condôminos participem de onde estiverem e no horário que for mais conveniente. Isso porque, diferentemente de uma assembleia presencial, a assembleia digital é definida em um período. Ou seja: pode acontecer (ficar ativa para votação) durante 24 horas ou até sete dias, conforme o condomínio decidir. Nesse período, o condômino realiza o login e pode votar e enviar comentários.

“Nas assembleias presenciais, geralmente é o mesmo grupo de pessoas que participa. Muita gente falta por não ter disponibilidade de estar naquele horário”, lembra Cristiane.

Com a ferramenta desenvolvida pela Guarida Imóveis, disponível no aplicativo da Agência Virtual da empresa, é possível fazer também comentários e questionamentos sobre os assuntos discutidos na assembleia e votar. No momento em que a assembleia encerra, a ata é gerada automaticamente, com o resultado da votação e com todos os comentários registrados.

“Esse é outro aspecto bem importante, porque quando se faz uma assembleia presencial, existe sempre aquela questão de que algumas coisas que foram ditas não foram registradas em ata ou o que foi registrado, às vezes, não condiz exatamente com a transcrição do comentário que foi feito. Na assembleia digital, o comentário do condômino vai para a ata exatamente como foi feito.”, destaca Cristiane.

Além disso, a ferramenta permite que se rastreie o IP da máquina que realizou o login. Dessa forma, se houver qualquer questionamento, é possível identificar de onde veio o acesso. “Mas a maior segurança é o próprio login e senha do condômino”, garante Cristiane. “Se ele estiver inadimplente, por exemplo, ele não consegue votar”, completa.

A assembleia digital também garante que o assunto proposto na pauta será debatido. “Nas assembleias presenciais é muito comum as pessoas acabarem desviando da pauta pré-definida e entrando em outras discussões”, lembra Cristiane.

Assembleias digitais | ferramenta da Guarida Imóveis:
– É uma funcionalidade presente no aplicativo e no site da Agência Virtual Guarida: agenciavirtual.guarida.com.br

– Permite maior participação dos condôminos, já que as pessoas podem acessar de qualquer lugar e no horário que julgarem mais conveniente;

– Ferramenta segura: o usuário acessa com login e senha;

– É possível votar, fazer comentários e questionamentos;

– Garante que a pauta proposta seja debatida, sem fugir do tema;

– Geração da ata automaticamente, com o resultado imediato da votação e todos os comentários realizados, tais quais foram feitos.

Pela primeira vez: assembleia digital para Instalação de condomínios

Uma novidade que será implantada de maneira inédita e pioneira no Estado pela Guarida Imóveis é a realização da Assembleia Geral de Instalação de forma digital.

A Guarida desenvolveu uma ferramenta exclusiva para a realização da Assembleia Geral de Instalação de forma virtual. Esse recurso já está disponível às construtoras e incorporadoras parceiras da Guarida. Várias delas já sinalizaram que deverão fazer suas assembleias gerais de instalação digitais. Há ainda construtoras do Centro do País consultando a Guarida para a realização de Assembleias de Instalação de seus empreendimentos.

O que é Assembleia Geral de Instalação?
Quando uma incorporadora constrói um empreendimento existe um rito formal para a constituição do condomínio. É o que vai validar para que esse condomínio passe a existir de fato. Esse rito se chama Assembleia Geral de Instalação. É neste momento que o condomínio é constituído, e aquelas pessoas que compraram as unidades do imóvel passam a ser condôminos. Também é nesta ocasião que construtora entrega oficialmente o empreendimento para os proprietários.

Na Assembleia Geral de Instalação a pauta é específica: ela precisa constituir o condomínio, eleger a administração, definir os valores da cota condominial e formalizar a entrega aos proprietários. É a partir desta assembleia que o condomínio passa a existir legalmente. E esta será a primeira vez no Estado que isso será realizado sem que as pessoas estejam lá presencialmente.

Website: https://www.guarida.com.br/

Web Site: