Assespro-RS destaca inovações de formandos da PUC

Porto Alegre 7/10/2014 – Foi bem positivo por ser mais simples. Um número menor de recursos e que atende ao que o deficiente precisa

Com o objetivo de incentivar ideias inovadoras e o empreendedorismo, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Regional Rio Grande do Sul (Assespro-RS) premia semestralmente os melhores trabalhos de conclusão de curso na área de Tecnologia. Na edição 2014/1 da Pontifícia Universidade Católica (Puc-RS) foram destacadas quatro pesquisas. Os ganhadores receberam certificado, trofeu, Bolsa de Formação da Alfamídia e Assessoria Jurídica da LB Consultoria caso queiram colocar as iniciativas no mercado, abrindo uma empresa.

Voltado a facilitar a integração de deficientes visuais com o ambiente digital, o trabalho de ‘All Appointments agenda acessível para deficientes visuais’, de Eduardo Ghidini e Wagner Dreher Lima Almeida, elaborado sob orientação da professora Isabel H. Manssour, foi premiado pelo curso de Sistema da Informação. “Já existe a versão própria da agenda do Google para os deficientes visuais. Desenvolvemos o nosso trabalho sobre a plataforma, tentando oferecer melhorias. Testamos e o feedback e foi bem positivo por ser mais simples. Um número menor de recursos e que atende ao que o deficiente precisa”, disse Eduardo Ghidini.

Do curso de Engenharia da Computação, Lucas Koslowsky Gerhard e Renan Castanheira da Silva, orientados pelo professor Dênis Fernandes, foram premiados por trabalho de título ‘Controle de cruzeiro adaptativo baseado no reconhecimento de objetos através de visão monocular’. “É um sistema de segurança ativo. Cinto e airbag não evitam um acidente, apenas diminuem o impacto. A ideia aqui é não haver dano. Já existem outros similares com a utilização de câmeras. Porém, buscamos uma solução mais simples em relação as já existentes, mas sabemos que trata-se de apenas uma parte de todo um sistema de segurança”, destacou Lucas Gerhard.

O terceiro premiado foi o trabalho ‘Topic Tracker: uma ferramenta para analisar o comportamento de postagens em diferentes redes sociais’, orientado pelo professor Daniel Callegari, e assinado pelos formandos em Ciência da Computação André Klochner e Eduardo Antunes da Cunha. “A ferramenta acompanha as redes sociais e captam citações a determinada palavra chave. Isso possibilita saber como algo está sendo encarado ou que tipo de comentário um assunto está gerando. Possibilita uma análise específica”, defende André Klochner.

O último trabalho destacado é o mais teórico. Isso porque analisou uma metodologia ainda pouco aplicada no mundo e no Brasil. Representando o curso de Administração – Gestão da Tecnologia da Informação, o formando Fabiano Alves da Rosa venceu o prêmio com o trabalho ‘Boas Práticas de Terceirização em TI: uma avaliação do ESCM-SP em uma Companhia Multinacional de outsourcing’, orientado pelo professor Alessandro Nunes de Souza. “É um modelo pouco conhecido, desenvolvido pela ITSqc na Carnegie Mellon University, apontado como as melhores práticas para outsourcing de TI”, disse Fabiano Alves da Rosa.

Assespro-RS

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade. A Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática. E para atingir tais objetivos, busca convênios, parcerias e projetos de operação em consórcio para serviços, treinamento, hardware e software. A instituição é engajada no Programa Nacional de Exportação de Software, Softex2000, que proporciona apoio para capacitação tecnológica e comercial em nível nacional e internacional das empresas.