Atendimentos durante o recesso de carnaval

Ponte Nova – Minas Gerais 21/2/2013 – Em média, 77% das pessoas que procuram atendimento no Hospital Gavazza deveriam ser atendidas pelos profissionais do Programa de Saúde da Família ou ambulatórios.

O setor de Pronto Atendimento/PA do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, referência regional em Urgência e Emergência, registrou durante o recesso de carnaval, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, 505 atendimentos. Destes, 31 atendimentos foram classificados como Muito Urgente – sem risco de morte eminente, mas que exige atendimento rápido – e apenas dois (2) como Emergência – risco de morte. Os demais atendimentos foram classificados como urgente, pouco urgente e não urgente, de acordo com a Classificação de Risco/Acolhimento Assistencial. O Pronto Atendimento funciona 24 horas e dispões de 3 leitos para Observação, 5 para Atendimento e 1 Box para Emergência, todos destinados ao Sistema Único de Saúde/SUS; já os leitos destinados para PLAMHAG, particulares e outros convênios, totalizam 5.
O objetivo da Classificação de Risco é identificar a prioridade clínica e não o diagnóstico, facilitando a gestão da clínica de cada paciente e a gestão do serviço como um todo. O método consiste em identificar a queixa principal do paciente (motivo que o levou a procurar o serviço), definir a condição apresentada (fluxograma de apresentação) e procurar sinais e sintomas (discriminadores) em cada nível de prioridade clínica, não atendendo, mais, por ordem de chegada. Em média, 77% das pessoas que procuram atendimento no Hospital Gavazza deveriam ser atendidas pelos profissionais do Programa de Saúde da Família ou ambulatórios.
O Pronto Atendimento/PA do HAG recebe pacientes de várias cidades da região, 21 no total, que compõe a Micro de Ponte Nova: Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Serecita e Urucânia. O setor conta com profissionais capacitados na área de Enfermagem para realizar o Acolhimento Assistencial, com Classificação de Risco, pautado no Protocolo de Manchester, como preconiza o Ministério da Saúde. Possui médicos plantonistas, na especialidade de clínica geral, que trabalham em regime de plantão 24 horas. Profissionais como pediatras e ortopedistas fazem plantão de 12 horas, ficando de sobre aviso. Caso haja necessidade, sendo esta constatada pelo clínico geral de plantão, esses profissionais serão acionados para prestarem o devido socorro.

Quando procurar o PA?
Devem se dirigir ao Pronto Atendimento/PA do HAG pacientes que sofreram: mal súbito; pressão alta; desmaio; cólica de rins; falta de ar; hiperglicemia/hipoglicemia; dores no peito; qualquer dor de forte intensidade; encaminhamento médico; crises convulsivas; sangramentos; fratura exposta; acidentes de trabalho e/ou automobilísticos; violência doméstica e/ou sexual e que tenha tido acidentes com animais peçonhentos (cobra, escorpião, etc.).
Em breve, o setor passará por reforma, com o objetivo de melhorar a assistência médica prestada aos pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS, adequando o local de acordo com as evoluções atuais de normas e legislações aplicadas à área da saúde. O novo PA terá consultório médico privativo para um atendimento mais humanizado; sala privada de Emergência; acesso direto da Ambulância na Sala de Emergência – não mais recebendo pacientes pelo lado de fora do Hospital, permitindo privacidade e cuidados imediatos; recepção com mais espaço e conforto para usuários do Sistema Único de Saúde/SUS e ambiente climatizado. O início das obras está previsto para março deste ano com duração, aproximada, de 6 meses. A verba utilizada para reforma, no valor total de R$ 220.000,00, veio através do PRO HOSP/Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG, criado há oito anos pelo Governo do Estado, que tem como objetivo oferecer um reforço financeiro a um conjunto de hospitais públicos, que sejam considerados socialmente necessários ao Estado. Com isso, pretende-se melhorar a qualidade dos serviços e promover a regionalização da saúde.

Website: http://www.gavazza.com.br

Web Site: